A Liga Acadêmica de Neurologia, Genética e Psiquiatria (Langep), projeto de extensão da Universidade de Fortaleza, e a Casa da Esperança, instituição especializada em Autismo, irão promover a partir de 17 de março o curso “Viajando nos Transtornos do Espectro Autista – Uma abordagem multidisciplinar”. Podem inscrever-se profissionais e estudantes das diferentes áreas de atuação da saúde, além de familiares e pessoas interessadas em conhecer melhor esse transtorno que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de que existem 2 milhões de autistas.


Estão disponíveis 200 vagas e os interessados podem fazer a inscrição no site www.langepmed.wix.com/langep (seção de eventos) ou, aos sábados , no Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), na Rua Monsenhor Catão, 1179, Aldeota, em Fortaleza. O curso terá carga horária de 20 horas/aula e acontecerá no Auditório da Biblioteca da Unifor nos dias 17, 21, 26 e 26 de março, das 18h30min às 22h.


O programa está distribuído em cinco módulos que tratarão de temas como diagnóstico e atenção integral, intervenção precoce, abordagens terapêuticas, autismo no trabalho, na família e o desafio das mães de crianças e adolescentes. Médicos, psicólogos, professores e terapeutas compõem o quadro de palestrantes.


A coordenação do curso é do Prof. André Luiz Santos Pessoa, neurologista infantil e neurogeneticista, docente do curso de Medicina da Unifor; e da médica pediatra Fátima Dourado, psiquiatra da infância e da adolescência e criadora e dirigente da Casa da Esperança.

Saiba mais:

O Autismo é uma complexa síndrome que, conforme a OMS, pode estar presente desde o nascimento ou que começa quase sempre durante os trinta primeiros meses de vida da criança. Caracteriza-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais, e por problemas graves quanto à compreensão da linguagem falada. A fala demora a aparecer e, quando isto acontece, nota-se ecolalia, uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical, uma incapacidade na utilização social, tanto da linguagem verbal quanto corpórea (Organização Mundial da Saúde, 1998, via Portal Educação).

 

Serviço:

Curso “Viajando nos Transtornos do Espectro Autista – Uma abordagem multidisciplinar

Inscrições e programação: http://langepmed.wix.com/langep (eventos)

Investimento: R$ 100,00


Mais informações pelo e-mail: langepmed@gmail.com ou pelos telefones: 85 9998 2461 (Kássia) ou 9713 6697 (Pedro Hugo)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here