O autor, com mais de 37 anos de pesquisas e estudos sobre a cultura popular tradicional identificou mais de duas centenas de grupos de Bois e Reisados no Ceará. Destes, ele fez registros de apresentações de oitenta e dois, bem como entrevistas com seus brincantes. Aliando as pesquisas de campo aos conhecimentos acadêmicos sobre o tema, o autor revela “um universo cênico, rico e diverso, que auxilia a renovação da arte teatral na contemporaneidade, através da revisita às suas fontes originais que marcaram a formação da nossa cultura. Pondo em evidência mestres e brincantes populares, sublinhando a importância de seus saberes e fazeres”. 


 


Sobre o Autor:


 


O teatrólogo e pesquisador cultural, Oswald Barroso é mestre e doutor em Sociologia, com estudos sobre o teatro popular tradicional. Faz pós-doutorado em teatro, com pesquisa sobre as máscaras brincantes do Nordeste. E também ator, encenador e gestor teatral. Como dramaturgo, tem 19 textos para teatro, quase todos encenados. Alguns deles lhe deram vários prêmios, como o Prêmio Estado do Ceará – 1985 e o Prêmio Estímulo à Dramaturgia – 1996, de caráter nacional, concedido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte). Tem ainda 23 livros publicados.


 


O livro será lançado no próximo domingo (8), às 17h, no Jardim do Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 – Centro), em Fortaleza. 


 


Teatro como Encantamento: Bois e Reisados de Caretas


Autor: Oswald Barroso


Páginas: 


R$ 50,00


Editora: Armazém da Cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here