Uma rede temática e formada por fundações e institutos que realizam investimento social privado, com enfoque no desenvolvimento de base, preferencialmente com o protagonismo de organizações de comunidades locais. A descrição é da RedEAmérica, composta por 76 institutos, fundações e empresas privadas de 11 países da América Latina. São três as linhas de atuação da RedEAmérica: aprendizagem e geração de capacidades; alianças e trabalho em rede; incidência no setor público e privado.


 


O site  redeamericabrasil.org foi criado para divulgar as ações em desenvolvimento de base e combate à pobreza desenvolvidas pelos institutos e fundações empresariais que integram o Bloco Brasil da RedEAmérica. Uma das marcas do Bloco Brasil é a atuação de forma compartilhada dos institutos e fundações empresariais, através de fundos específicos para determinadas ações.


 


Saiba mais


O Bloco Brasil da RedEAmérica é formado por: Ação Comunitária, Fundação Aperam Acesita, BRF, Fundação Francisco Xavier Kunst, Fundação Otacílio Coser, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Banco Indusval&Partners, Instituto Arcor Brasil, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Holcim, Instituto Votorantim e Natura.


 


Atualmente, uma das ações do Bloco Brasil é o Fundo Comunidade em Rede (FCR), fruto do convênio BR 880, mantido entre alguns membros do Bloco e a Fundação Interamericana (IAF), do governo dos Estados Unidos. Os objetivos centrais do Fundo são o fortalecimento das organizações de base e a elaboração de projetos territoriais coletivos. A expectativa é de estruturação de redes por comunidades autônomas e fortalecidas, com o apoio e protagonismo das organizações de base.


 


O convênio BR 880 foi assinado em 2012. Ao longo de 2013 foram realizados 49 encontros de formação para as organizações/redes locais participantes do Fundo Comunidade em Rede, em 10 municípios de quatro estados brasileiros onde já começam a ser implementados os onze projetos elaborados de forma coletiva, e que contam com o apoio de membros do Bloco BR da RedEAmérica. Os projetos serão executados entre 2014 e 2016, quando, ao final, será realizado um encontro nacional e elaborado um documento com recomendações à IAF.


 


Igualmente em parceria com a IAF, foi também executado o PorAmérica, programa hemisférico, visando a melhoria das condições econômicas das famílias de baixa renda dos países participantes. O Programa PorAmérica foi desenvolvido entre 2009 e 2013. No total, foram apoiados 71 projetos em benefício direto de 164 organizações de base. Os projetos apoiados estiveram vinculados aos setores: agropecuário e piscícola (37%), agroindústria (15%) e artesanato (15%).


 


Mais informações


Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br


 


Com informações do Instituto Arcor


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here