Em Maracanaú, será realizada, no próximo dia 10 (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio), uma mesa-redonda que trará como assunto: Suicídio e Brincadeiras Perigosas. A informação é o primeiro passo para a mudança. O evento é promovido pelo Instituto Bia Dote, em parceria com a Federação Espírita do Estado do Ceará e o Instituto Dimi Cuida



A cor que simbolizada o sol, a prosperidade e a felicidade  faz alusão a uma causa de grande importância: a preservação e o amor à vida. Setembro é o mês destinado a prevenção do suicídio.  Momento de reflexão, onde muitas pessoas e entidades se organizam no intuito de discutir e alertar acerca da relevância do tema.


Em Maracanaú, será realizado no próximo dia 10 (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio) uma mesa-redonda que trará como assunto: Suicídio e Brincadeiras Perigosas. A informação é o primeiro passo para a mudança. O evento é promovido pelo Instituto Bia Dote, em parceria com a Federação Espírita do Estado do Ceará e do Instituto Dimi Cuida.


O evento já foi realizado em outras cidades cearenses, dentre elas Fortaleza, Aracati, Canindé e Santa Quitéria. Maracanaú sediará o debate pela primeira vez. O município apresenta dados preocupantes em relação ao suicídio, registrando, de acordo com dados de 2013, uma média quase 50% maior que a nacional.


O psicólgo e psicanalista Daniel Franco faz um comentário sobre a temática do evento: “A participação será no sentido de discutir a temática da ocorrência do suicídio entre a população jovem – crianças, adolescentes e adultos jovens -, considerando as dificuldades próprias à passagem por cada um desses momentos de nosso desenvolvimento. Esses momentos teriam sempre em comum, como palavra chave dos desafios enfrentados, situações de crise. Crise porque toda passagem implica em perda,contato com o desconhecido, medo, incerteza, insegurança, inibições, paralisias, regressões etc. São situações reconhecidas como normais, se as observamos provisoriamente na passagem da infância à adolescência ou da adolescência à idade adulta. Porém, aqueles que não conseguem responder as exigências que lhes são impostas ou que não lidam tão bem com as expectativas criadas em torno de si, e que ainda não dispõem de uma rede de apoio ou suporte satisfatória, seja aquela fornecida pela família, pela comunidade ou pelo poder público, tendem a prolongar isso que seria apenas um momento ou uma situação de crise, cronicizando-a”.


Convidados

Daniel Franco: psicólogo e psicanalista da Universidade Federal do Ceará, membro da Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil Linep/UFC.

Fabiana Vasconcelos: psicóloga e psicanalista da Universidade de Fortaleza (Unifor) e membro do Instituto DimiCuida.

Edir Paixão: mestrando em Saúde Pública da UFC e colaborador do Centro Espírita Irmão Leite.

Serviço

Mesa-redonda: Suicídio e Brincadeiras Perigosas. A informação é o primeiro passo para a mudança

Data: 10 de setembro de 2016

Horário: 15 às 19 hrs

Local: Soesma (Sociedade Espírita de Maracanaú), Rua 09, n° 292, Jereissati 1 – Maracanaú/Ceará

Contato:(85) 3371-2161/ (85) 98789-9382


Com informações da organização do evento


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here