O Serviço Social da Indústria (Sesi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), realiza, na próxima quinta-feira (17), às 9 horas, na Casa da Indústria, a formatura de 150 alunos e alunas do Programa ViraVida, com a presença do presidente da Fiec, Beto Studart. Na ocasião, será assinado Termo de Convênio entre o Sesi e o Governo do Estado, com o objetivo de garantir o encaminhamento de jovens do ViraVida ao programa “Primeiros Passos”.


Os formandos concluem cursos nas seguintes áreas: Padeiro/Pizzaiolo; Operador de Microcomputador; Auxiliar Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; e Assistente de Setor Pessoal. Antes de iniciarem as aulas nas áreas técnicas, os estudantes passam de dois a três meses vivenciando um resgate de desenvolvimento humano, onde sua autoestima e protagonismo são trabalhados, por meio de terapia comunitária, atendimento psicossocial e oficinas temáticas.

Perfil dos alunos

Os participantes do ViraVida são, em sua maioria, oriundos de famílias numerosas e de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas a trabalho doméstico, violência intrafamiliar, abuso sexual, gravidez precoce e/ou dependência química. Para atingir esse público, o programa recebe o apoio de associações, ONGs e instituições conhecidas pelo atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade.


O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sest, Senat, Sebrae e Sescoop).

Saiba mais

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o ViraVira é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens que sofreram violência sexual ou estão em situação de vulnerabilidade.


O programa oferece aos participantes, com idade entre 16 e 21 anos, a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades através de cursos que mesclam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, direitos humanos, orçamento familiar etc., além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. O ViraVida atende mais de cinco mil jovens no Brasil, em 26 cidades. No Ceará, já foram atendidos 717 jovens, em 32 turmas formadas, com um índice de empregabilidade de 79%.

Serviço

Formatura ViraVida 2015

Data: 17 de dezembro

Horário: 9 horas

Local: Auditório Waldyr Diogo da Fiec – Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota.


*Foto: Reprodução / Fiec Online

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here