Você precisa de assistência jurídica e não tem como pagar pelo serviço? Gostaria de acompanhar o andamento de um processo na justiça mas não sabe como? Para resolver essas e outras dúvidas de como acessar a justiça de forma gratuita, é só ligar para o Alô Defensoria, pelo número 129.

 

O Alô Defensoria está disponível das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e recebe ligações de telefone fixo ou telefone público (orelhão), de qualquer lugar do Ceará. O serviço que conta com quase 95 mil atendimentos desde o seu início, em março de 2011, tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas que necessitam de assistência jurídica, seja com demandas iniciais ou com processos em trâmite.


O recebimento das ligações é feito por seis atendentes, divididos entre os turnos da manhã e tarde. Além disso, o Alô Defensoria oferece um pré-atendimento, informando os documentos necessários, horários de funcionamento de cada Núcleo e encaminhando o cidadão para o local certo, no qual receberá atendimento de um defensor público.


Em 2015, o Alô Defensoria prestou serviço a 17.505 pessoas, tendo em janeiro o ápice dos seus atendimentos com 1835 ligações. Na primeira semana de janeiro de 2016, o serviço já recebeu 290 ligações, vindas de todo o Estado. As demandas envolvem Informações Processuais, Busca e Apreensão de Bem Móvel, Divórcio, Pensão Alimentícia e Informação de Atendimento, entre outras.


Atendente do serviço há cinco anos, Maria Valdeci, falou sobre a importância do trabalho que realiza: “Por meio do Alô Defensoria o contato direto com o assistido da Defensoria Pública foi facilitado e isso começou a ter reflexo direto no desempenho e funcionamento da instituição. Além de prestar o serviço, nós recebemos, também, por meio do 129, ligações de pessoas que telefonam para agradecer e dizer que o serviço deu certo”.

Saiba mais

No ano de 2016, os planos para otimizar o atendimento envolvem principalmente o treinamento da equipe, explica a supervisora do Alô Defensoria e defensora pública, Samia Costa. “Nós pretendemos realizar capacitações para as atendentes do 129, relacionadas ao atendimento e ao domínio das questões jurídicas. Além disso, temos a intenção de ampliar a divulgação do número ao público”.


Para outras informações, acesse: www.defensoria.def.gov.br.


Com informações da Defensoria Pública do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here