No próximo domingo (17), o Estado celebra os 217 anos de  emancipação. A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16 horas, na Praça da Matriz.


A programação terá início com a apresentação de grupos locais, com destaque para o pífano, instrumento rústico de forte presença na cultura tradicional popular, em formações como as bandas cabaçais.

 
Solenidade

Às 17 horas acontece a solenidade pelo Dia do Ceará, com o hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil e com a Banda de Música Municipal de Aquiraz executando o Hino do Ceará. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, participará do evento.

 

Em seguida, será celebrada missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do começo do século XVIII. As festividades se encerram com a apresentação do Grupo de Chorinho de Lintoln, novamente na Praça da Matriz.

Saiba mais

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.


A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.


Com informações da Secul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here