Cresce em todo o mundo o conceito de bem-estar animal (BEA). Pesquisas científicas comprovam que, assim como os seres humanos, os animais são seres sencientes. Sentem dor e prazer igualmente às pessoas. Sofrem, têm alegrias, choram, sentem solidão, abandono. Por isto, devem ser poupados de sofrimento.

Diante da constatação, fica a pergunta que não quer calar: é possível obter produtos de origem animal como carne, leite e ovos sem gerar dor e sofrimento para os bovinos, suínos, ovinos ou aves?

A resposta é positiva se considerar os sistemas produtivos de países como Inglaterra, Suécia, Holanda e Dinamarca, entre os principais da Europa, onde o consumidor mostra-se cada vez mais preocupado e exigente na seleção de produtos oriundos de manejos que assegurem o bem-estar animal (BEA).

No Brasil, os produtores ainda não tiveram tempo suficiente para se adequar às exigencias da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Porém, o tema está na ordem do dia, refletindo uma tendência global para novos mercados.

Valéria Feitosa é editora da página Bem-Estar Animal e do blog Bem-estar Pet do Diário do Nordeste e coordenadora do Projeto Amigo Animal – anavaleria@diariodonordeste.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here