O projeto cearense é uma política pública de cultura que inclui a infância numa perspectiva artística e cultural


O SER Criança, que está em sua terceira edição, tem a missão de construir um ambiente público e permanente de brincar, todo projetado por meninos e meninas, abrindo assim, caminhos e apontamentos para a participação das crianças como atores sociais importantes na construção criativa da cidade, cidadania, senso comunitário, vida urbana saudável e pacífica.


Nesta terça e quarta-feira (21 e 22 de junho), o SER Criança realiza uma ação especial com 20 crianças na Associação Habitacional Morro da Vitória (Rua Novo Farol, 36 – Morro da Vitória), no bairro Vicente Pizon, Fortaleza/Ceará, em parceria com o programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado, que tem como meta reduzir os índices de criminalidade no Ceará.


Para isto, foram realizadas no mês de maio, oficinas com a participação direta e ativa de crianças de 2 a 12 anos em seis instituições, sendo duas Escolas Públicas Municipais, um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e um abrigo, onde foram realizados trabalhos com 20 crianças, em cada local.

Saiba mais

Visando despertar em meninos e meninas o interesse por pensar espaços públicos urbanos que nasçam de suas ideias, esta edição do SER Criança estimulou a criação a partir de vídeos, imagens, conversas, desenhos e argila. Em seguida, desenvolveram pequenos projetos desde a etapa de concepção até a montagem de uma “maquete” que represente o espaço de brincar que elas desejam. Como forma de concretização do estudo, foram montados ateliês de criação com vários materiais para que projetassem os protótipos do espaço a ser construído.


Passada a fase de confecção dos protótipos, começa o processo de transformá-los em instalação, ou seja, num espaço público permanente de brincar. De junho e setembro, os trabalhos irão passar por uma curadoria, uma espécie de síntese dos mais significativos modelos construídos pelas crianças, para se tornarem esculturas/brinquedos feitas com materiais como fibra de vidro, madeira e metal. A inauguração da instalação está prevista para outubro, numa praça de Fortaleza.


O SER Criança é uma política pública de cultura que inclui a infância numa perspectiva artística e cultural. É uma realização da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e com produção do Instituto Cinco Marias.

Ceará Pacífico

O bairro Vicente Pinzon foi instituído como o primeiro território de atuação, sendo o projeto-piloto para 2015. A iniciativa abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública.


A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

Serviço

Ação SER Criança em parceria com o Programa Ceará

Data: Dias 21 e 22 de junho

Horário: 9 horas

Local: Associação Habitacional Morro da Vitória (Rua Novo Farol, 36 – Morro da Vitória – Vicente Pinzón)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here