O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizará nos próximos dias 25 e 26 de setembro, o Seminário “Crise e sofrimento psíquico: como qualificar o professor universitário para lidar com essa diversidade”. O evento ocorrerá no Auditório Paulo Petrola, na Reitoria (Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi), em Fortaleza.


O encontro põe em questão o fato de haver no Brasil, segundo dados do Censo da Educação Superior 2013, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 7,3 milhões de estudantes em cursos de graduação e parte considerável desse universo, na maioria jovens adultos, tem mais chance de ser atingida por sofrimento psíquico nesta etapa de suas vidas.

 

Alguns fatores contribuem para a eclosão de crises entre parte de segmento de jovens que entram na vida adulta:  afastamento natural de um contexto conhecido, como a família e as relações sociais construídas até então, para o ingresso na universidade, em um novo ciclo repleto de desafios, o que pode representar sensações de perda e desencadear situações de crise.


“Nesse contexto, é importante que as instituições formadoras estejam atentas a esse fato, estabelecendo intervenções voltadas ao acolhimento e ao cuidado com o sofrimento dos estudantes, além de dar suporte para lidarem com as situações conflituosas inerentes à vida acadêmica e qualidade de vida pessoal, prevenindo possíveis disfunções e distúrbios” alerta a professora Maria Salete Bessa Jorge, coordenadora do  Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

 
PROGRAMA


O Seminário será aberto no dia 25, pela manhã com a palestra sobre a “Nova filosofia da atenção psicossocial para o cuidado em crise e adoecimento psíquico aos universitários”. À tarde, o tema a ser abordado será “Promoção da saúde mental na comunidade acadêmica: como lidar com os casos de crises e sofrimento psíquico de estudantes universitários?”. No dia 26, a palestra de encerramento enfocará o tema “Promoção da saúde mental na comunidade acadêmica: como lidar com os casos de crises e sofrimento psíquico de estudantes universitários?”.

Com informações da assessoria de imprensa da Uece. Contatos : (fones 85 3101 9605 / 3101 9606)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here