Com o tema  “Narrativas jornalísticas e subjetividade no contexto ativista e de novas mídias – Jornalismo UFC 50 anos depois!”, começa no próximo dia 4 o I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo (Praxisjor). O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, o primeiro a ser criado no Estado.  O encontro acontece até o dia 6 de maio, no Auditório Rachel de Queiroz e outras dependências da área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica), em Fortaleza. Para participar do Seminário os interessados devem fazer a inscrição no site do evento: www.praxisjor.ufc.br.


 


 O ciclo pretende discutir as transformações vivenciadas pelo Jornalismo nas últimas décadas e, para tanto, quatro eventos simultâneos  estão na programação: o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo, o Encontro Nacional de Iniciação Científica em Jornalismo, a Mostra Nacional de Produção Laboratorial em Jornalismo e a IV Semana de Jornalismo UFC, realizada tradicionalmente pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação (PETCom).


 


A professora e jornalista Adísia Sá, que integrou a comissão fundadora do curso, fará a palestra especial de abertura do Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo. Ela vai falar sobre  o “Ensino de Jornalismo no Ceará”. Na ocasião, receberá homenagem pelo pioneirismo e esforço para a manutenção das atividades do curso em seus primeiros momentos. Como parte do Seminário, estão programados seis Grupos de trabalho, que irão discutir o Jornalismo relacionando-o aos seguintes aspectos convergências, ativismos, narrativas, teorias, éticas e estéticas.


 


As conferências de abertura do Seminário Internacional, do Encontro Nacional de Iniciação Científica e da Mostra Nacional de Produção Laboratorial serão realizadas, respectivamente, pelos pesquisadores Fausto Neto (Unisinos), Cremilda Medina (USP) e Milena Szafir (UFC).


 


Outros convidados confirmados para os eventos são o pesquisador americano Loup Langton (School of Journalism & Broadcasting), que trata sobre inovação e storytelling; a comunicadora argentina Judith Gerbaldo (Escuela de Ciencias de la Información), que trabalha com rádio comunitária e movimentos sociais; os jornalistas Fernanda da Escóssia (O Globo, de 2006 a 2014), especialista em política, Laura Capriglione (Canal Ponte), especialista em segurança pública, justiça e direitos humanos, e Nilson Vargas, editor-chefe multiplataforma do jornal Zero Hora, do grupo gaúcho RBS.


 


Mais informações:  Profª Naiana Rodrigues, coordenadora de Comunicação do Praxisjor, e Prof. Edgard Patrício, coordenador do Curso de Jornalismo da UFC – fone: 85 3366 7708


 


Com informações da Coordenadoria de Comunicação da UFC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here