Entre os dias 2, 3 e 4 de dezembro, o Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação da UFC, coordenado pela professora Kelma Matos, promove o VI Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. As inscrições estão abertas para quem tem interesse em apresentar trabalho acadêmico ou apenas participar como ouvinte. Para inscrever um trabalho, a taxa cobrada é de R$ 30,00, e pode ser feito até o dia 2 de novembro. Aos ouvintes, é solicitada a doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no primeiro dia do evento.  O encontro ocorrerá no Auditório Valnir Chagas (Rua Waldery Uchoa, 1 – Benfica).  


O seminário pretende fazer o público refletir sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização, através de práticas voltadas para as áreas da educação. Essa edição terá a participação da Profª Drª Ana Maria Freire, escritora e palestrante. Ela escreveu os livros: Analfabetismo no Brasil e Nita e Paulo Crônica de amor.  Atualmente, a escritora se dedica a organizar, publicar e divulgar a obra de Paulo Freire com sucessora legal do educador.

Saiba mais

O seminário promove, ainda, o encontro de pesquisadores, estudantes e educadores que vão debater o tema em palestras, oficinas e na apresentação de pesquisas científicas, bem como na socialização de experiências. Os trabalhos a serem inscritos devem contemplar os seguintes eixos temáticos do grupo de pesquisa:


– Escola, Juventudes, Educação para a Paz e Valores Humanos: Abordagens teórico-metodológicas e formativas; juventudes e paz; projetos escolares e institucionais; propostas de educação em valores;

– Direitos Humanos, Comunicação, Mídia e Paz: Abordagens teóricas e práticas entre a relação educação em direitos humanos e paz; projetos escolares e institucionais; propostas formativas em direitos humanos; relação mídia, comunicação e educação para a paz; valores humanos nos meios de comunicação;

– Cultura de Paz, Saúde, Espiritualidade e Educação Ambiental: Formação humana; espiritualidade na escola; pedagogias espiritualistas; experiências escolares e institucionais; experiências formativas; serviços de saúde, terapias complementares e espiritualidade; abordagens teóricas e prática sobre a relação educação ambiental e paz.


Para conferir a programação e outras informações, clique aqui.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here