Reconhecido pelo trabalho de evangelização, padre Reginaldo Manzotti recebeu, na terça-feira (20), o título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa do Ceará. No último sábado (17), o religioso atraiu quase dois milhões de fieis para o Aterro da Praia de Iracema, com a realização do VIII Evangelizar é Preciso Fortaleza. Um dia antes do evento, que agora faz parte do Calendário de Eventos do Ceará, o padre concedeu entrevista à Agência da Boa Notícia (ABN). No encontro, ele refletiu sobre o papel da mídia e parabenizou a ABN pela atuação na disseminação da cultura de paz na comunicação. “Acredito que esse é o grande desafio, fazer a boa noticia ser notícia. Por isso, parabéns pela iniciativa de vocês”, afirmou Reginaldo Manzotti.


O evento é resultado do trabalho da Associação Evangelizar é Preciso. A instituição sem fins lucrativos foi idealizada pelo padre Reginaldo Manzotti em 2005 e conta com apoio da Arquidiocese de Curitiba. Um dos objetivos é evangelizar pelos meios de comunicação. Sobre o contexto da mídia, atualmente, o sacerdote destacou que as matérias devem priorizar ética e valores.


“Acredito que a televisão tem um papel muito grande em mostrar incoerências nas escolas, de roubos e de outras coisas. Mas, eu sinto falta, na mídia circular, de oferecer juízo de valor. Se coloca uma reportagem pesada, de corrupção, e depois uma receita de bolo. Eu to brincando no sentido de que não dá tempo de uma pessoa refletir a seriedade da matéria. É tudo muito jogado, e acaba se absorvendo assim, se morrer dois não dá pauta, mas se morrer um ônibus inteiro, vai dar uma pauta maravilhosa. Então é sermos bons pagadores da catástrofe. Os meios de comunicação têm que ser realistas, mas coloquem ética e valores, no próprio linguajar da matéria”, argumentou o padre.

Boa notícia

Na análise do sacerdote, transformar a boa notícia em pauta é um desafio, porém, é necessário cultivar esse trabalho, gradativamente, em prol da cultura do bem. “Acredito que esse é o grande desafio, fazer a boa noticia ser notícia. Parece redundante, mas fazer a boa notícia ser pauta é difícil. Não devemos ser profetas das tragédias, mas das coisas boas. Parabéns a vocês, que tem esse princípio, porque isso é uma cultura a ser formada gradativamente. É a cultura do bem, daquilo que é edificante. É você não ter aquela preocupação do ibope, do sensacionalismo, mas tentarmos com propriedade, com arte, com profissionalismo, isso não pode faltar, em todo qualquer tv com inspiração do bem, profissionalismo, arte e dedicação, parabens pela iniciativa.


Confira a entrevista com o padre Reginaldo Manzotti


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here