De 8 a 10 de dezembro, programação promove mesas de debate, show e exibição de documentários no Dragão do Mar
|
Com o objetivo de criar uma agenda fixa de eventos voltados aos Direitos Humanos, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, a Secretaria da Justiça e Cidadania, a TV Ceará e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, promovem, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, no Dragão do Mar, a Semana de Direitos Humanos.
Serão três dias de atividades voltadas para a consolidação da prática dos Direitos Humanos, serão elas: o I Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos, a apresentação e exibição da coleção de documentários do projeto “Memória e Verdade” e o show “Direitos Humanos: o Banquete continua…”.
O I Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos é aberto ao público e destina-se também a professores e estudantes da rede básica e superior de ensino, militantes de direitos humanos, educadores populares, jornalistas, comunicadores populares e servidores públicos.
Além de promover a troca de experiências exitosas já existentes nas áreas de educação básica, popular, superior, comunicação, servidores públicos e memória e verdade, o encontro tem o propósito de compor o Comitê de Educação em Direitos Humanos do Estado do Ceará.
O Comitê de Educação em Direitos Humanos do Estado do Ceará será um órgão central e autônomo na formulação de políticas públicas para a promoção e difusão dos direitos humanos no Ceará. Será um espaço de ampla participação e controle social das ações e políticas de educação em Direitos Humanos, principalmente, na elaboração e revisão periódica dos planos estaduais de Educação em Direitos Humanos e construção de instrumentos de monitoramento.
Esse espaço de articulação permanente desenvolverá, em 2017, a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos que terá como base o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH3) com um diferencial: abordará o eixo memória e verdade que o Plano Nacional não possui.
A Coleção de documentários Memória e Verdade, uma parceria do Gabinete do Governador, Casa Civil e TV Ceará foi idealizada como ferramenta pedagógica das Oficinas Memória e Verdade, para o uso de professores/as e alunos/as, nas salas de aulas das escolas públicas do ensino médio e profissionalizante do Estado do Ceará. Esses documentários foram exibidos em agosto de 2016, durante a ação temática “Agosto da Memória e Verdade”.
O projeto foi idealizado para revelar um passado recente da história do Brasil com destaque ao Ceará e, para dialogar com o presente, quando os índices de práticas de torturas no Brasil, superam as cometidas no período da ditadura civil militar de 1964-1985.
Os ex-presos/as políticos/as, Valter Pinheiro, Maria do Carmo Serra Azul, Beliza Guedes e Ruth Cavalcante, protagonistas dos documentários estarão presentes para debate no final da exibição.
A programação da semana encerra com o show “Direitos Humanos: O Banquete Continua…”, espetáculo cênico-musical que faz referência ao clássico disco “O Banquete dos Mendigos”, gravado ao vivo no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, há 43 anos, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a participação de diversos artistas da música brasileira. O álbum, inicialmente duplo, ganhou uma remasterização, com o acréscimo de músicas que não haviam entrado na primeira edição, tornando-o um álbum triplo.
Com esse material em mãos e com um sentimento de reafirmação da Carta Magna, que garante uma série de direitos básicos a todos os seres humanos, é construída uma releitura do disco/show, que conta com a participação de alguns músicos cearenses que possuem um histórico de luta e militância na defesa dos direitos humanos. Sob a direção geral de Gustavo Portela, os músicos Aldenor Paiva, Bruno Rafael, Rami Freitas, Samuel Furtado e Watson Nascimento recriam a atmosfera política-poética vivida em 1974, mas agora com as participações especiais de Ângela Linhares, Calé Alencar, Marta Aurélia, Mulher Barbada e Roberta Kaya. O espetáculo contará também com as intervenções cênicas da atriz e diretora Graça Freitas e com a poesia visual do cineasta Felipe Camilo.
Programação
08 de dezembro – Quinta-feira
08:00 – Credenciamento
09:00 – Composição da Mesa de Abertura – Auditório Dragão do Mar
10:00 – Palestra “Educação em Direitos Humanos: desafios e perspectivas”, Prof.ª Aida Monteiro (UFPE).
11:30 – Leitura de proposta da minuta de criação do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Estado do Ceará.
12:00 – Intervalo para Almoço.
14:00 – Painel 1: SEDUC – Construindo identidade da escola e educação do campo: as experiências em andamento – resultados e desafios (Escola Família Agrícola Dom Fragoso e Escola do Campo localizadas em áreas de assentamento)
UFC – Centros Rurais de Inclusão Digital CRID
15:00 – Painel 2: “Estação Liberdade”, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).
16:00 – Painel 3: Memória e Verdade – Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará e Coletivo Aparecidos Políticos.
09 de dezembro – Sexta-feira
8:30 – Painel 4: Mídia sem violações de Direitos – Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
9:30 – Painel 5: SEJUS – Rádio Livre
10:30 – Intervalo
10:45 – Painel 6: Educação Superior
Unichristus – Escritório de Direitos Humanos
Unifor – Liberdade assistida com cidadania
Centro Universitário Estácio do Ceará – A prisão preventiva e seus efeitos. Alternativas.
UFC – Dialogar: núcleo de mediação e conciliação;
Árvore-ser: grupo de estudos aplicados em direitos das pessoas com deficiência.
12:30 – Intervalo para almoço.
14:00 – Trabalho em grupos a partir dos eixos.
16:00 – Plenária para composição do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos
10 de dezembro – Sábado
18:00 – Exibição da Coleção de documentários Memória e Verdade do Projeto “Memória e Verdade”, seguido de conversa com os protagonistas, na sala 01 do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco.
20:00 – Show “ Direitos Humanos: o Banquete Continua” no anfiteatro do Dragão do Mar.
Link para inscrição online: http://ow.ly/bmpy306LckR
Serviço
I Semana Estadual de Direitos Humanos
Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2016
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema