O Prêmio ODM Brasil reconhece as melhores práticas de gestão municipal e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais do País. A 5ª edição do prêmio contemplou 30 organizações sociais. A entrega da premiação aconteceu no último dia 23, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Das instituições contempladas, seis são cearenses, além da Prefeitura de Maracanaú, que foi reconhecida pelo projeto “Rede de Segurança Alimentar e Nutricional: A Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada em Maracanaú”.


Entre as organizações sociais cearenses contempladas estão: Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) / Pentecoste (CE) – Prática: Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER); Associação Caatinga / Fortaleza (CE) – Prática: Projeto No Clima da Caatinga; Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) / Fortaleza (CE) – Prática: Rede de Agricultores (as) Agroecológicos (as) do Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu; Fundação Social Raimundo Fagner / Fortaleza (CE) – Prática: Projeto Aprendendo com Arte; Grupo de Apoio às Comunidades Carentes / Fortaleza (CE) – Prática: Projeto Educação Integrada; Instituto de Educação Portal (IEP) / Pacajus (CE) – Prática: Projeto Transformando Vidas Através da Educação Integral.


Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.


Das 65 iniciativas pré-selecionadas, cinco são da região Centro-Oeste, 19 do Nordeste, nove do Norte, 21 do Sudeste e 11 do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (14 iniciativas), Objetivo 2 (11 iniciativas), Objetivo 3 (9 iniciativas), Objetivo 4 (3 iniciativas), Objetivo 5 (5 iniciativa), Objetivo 6 (5 iniciativas), Objetivo 7 (11 iniciativas), Objetivo 8 (7 iniciativas).

Sobre o prêmio

O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Saiba mais

Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) – www.adel.org.br

Associação Caatinga – www.acaatinga.org.br

Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) – www.cetra.org.br

Fundação Social Raimundo Fagner – www.frfagner.com.br

Grupo de Apoio às Comunidades Carentes – www.gacc.org.br

Instituto de Educação Portal (IEP) – www.portaliep.com.br

Prefeitura de Maracanaú – www.maracanau.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here