Em sua mensagem para o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos, no último domingo (15), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma atenção especial da comunidade internacional a todas as pessoas idosas que estão cada vez mais vulneráveis aos abusos físico, psicológico e financeiro.


 


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 4% e 6% das pessoas idosas em todo o mundo já sofreram com alguma forma de abuso. “Apelo aos Estados-membros para promulgar e aplicar leis e estratégias mais fortes para lidar com todos os aspectos deste problema de saúde pública, social e de direitos humanos pouco reconhecidos”, disse o secretário-geral da ONU, ressaltando que todos os seres humanos nascem com o direito de envelhecer com dignidade, sem ser vítima de qualquer tipo de violência ou abuso.


 


Nos países em que a taxa de expectativa de vida é maior, os maus-tratos aos idosos tendem a aumentar ainda mais. Essas agressões podem gerar lesões físicas e consequências psicológicas de longa duração.


 


Ceará


No Ceará, o número de denúncias de maus tratos de idosos aumentam a cada dia, mas de acordo com o promotor de Justiça da 18ª Promotoria Civil de Fortaleza e secretário executivo do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Hugo Porto Neto, os números não significam que a violência contra o idoso tenha aumentado ou diminuído. “Essa é uma estatística complicada de se fazer tendo em vista que muitos casos são escondidos e o próprio idoso prefere aceitar a agressão a denunciar. O crime contra o idoso se assemelha ao crime contra a mulher. É mais difícil a denuncia”, informou.


 


Segundo o promotor, o núcleo recebe cerca de 130 denuncias por mês. Ele informa que a cada ano o número aumenta mais e adere esse feito a divulgação do serviço de denúncias e a uma maior conscientização e civilidade da sociedade. Hugo Porto garante que o Ministério Público tem concentrado mais esforços para aumentar o número de canais de denúncias. O Disque 100, que é um atendimento exclusivo, facilita muito para o denunciante e é a forma mais usada, pois ele não precisa sair de casa, a ligação é gratuita e ele não precisa se identificar. O promotor avalia que a maior informação sobre o crime tem dado bons resultados, pois tem gerado uma consciência nas pessoas e há um esforço da comunidade em combater a impunidade. 


 


Além do Disque 100, há também a denúncia presencial realizada no próprio Ministério Público do Estado do Ceará, localizado na rua Assunção, 1360, bairro José Bonifácio.


 


Com informações da ONU e da jornalista Camila Vasconcelos, do jornal O Estado


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here