O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza o 2º Concurso Ceará Moda Acessível. O objetivo é apresentar roupas para pessoas com diversos tipos de deficiência, levando a mistura das tendências nacionais com a criatividade cearense e a acessibilidade às passarelas. Participaram do concurso 17 estudantes de instituições técnicas ou de ensino superior e profissionais formados na área de Moda, dos quais cinco tiveram trabalhos selecionados. As criações serão apresentadas nesta quarta-feira (16), às 10 horas, durante o 31º Ceará Summer Fashion (CSF).


O Cepid realizou, durante os meses de agosto e setembro, capacitação de 70 pessoas priorizando o 2º Concurso Ceará Moda Acessível: 28 no curso de Modelo e Manequim, 18 na área de Fotografia e 24 no curso de Maquiagem. Os alunos trabalharão na produção e na cobertura do evento. Promovido pelo Maraponga Mart Moda (MMM), o CSF 2015 apresentará em sua 31° edição, além das criações acessíveis, as Coleções Verão 2016 e contará, ainda, com a participação de 300 marcas de todos os segmentos da moda. O evento conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).


Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Cepid

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) é uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. O equipamento tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos.


A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para para esportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

Foto: Divulgação / Ceará Summer Fashion 2014

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here