Atenção! A Agência da Boa Notícia (ABN) encerra, na próxima sexta-feira (18), o prazo de inscrição para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2015. Os candidatos (estudantes e profissionais de jornalismo e publicidade) podem inscrever trabalhos que estejam conforme o tema Cultura de Paz. O concurso, iniciativa da ABN, irá conceder  premiação total de R$ 48 mil. Das 10 categorias, seis contemplam profissionais – jornalistas e publicitários -, com premiação no valor de R$ 6 mil para o vencedor ou equipe vencedora de cada uma delas, e quatro são voltadas para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), com premiação de R$ 3 mil para autor ou equipe com o melhor trabalho de cada categoria.


Além de inspirar matérias e incentivar o diálogo de profissionais e estudantes com a sociedade, o prêmio cria um ponto de reflexão sobre as diversas formas como a comunicação pode ser trabalhada.  O Prêmio Gandhi incentiva essa relação pacífica do jornalismo e da publicidade com a sociedade, divulgando ações que resultam em grandes lições de cidadania. Chegou a sua hora!


O jornalista Bruno de Castro, um dos vencedores da categoria Jornalismo Impresso de 2011, acredita que a iniciativa da ABN, em promover o Prêmio Gandhi, ajuda o profissional a exercitar o olhar, estimulando-o a buscar outras maneiras de contar uma história. “A gente tem vivido tempos difíceis. No mundo e no Jornalismo. Muito precisa ser repensado. Ao invés de vendermos apenas notícias pesadas, carregadas de negativismos, nós precisamos estimular – na gente e em quem tá em casa – a prática do otimismo. Se estamos em crise, que apontemos caminhos – e não apenas repercutamos índices financeiros que, além de só deprimirem por serem negativos, muitas vezes tornam-se enfadonhos. Desde 2011, quando ganhei o Prêmio Gandhi de Comunicação, tento fazer esse exercício de visualizar as coisas pelo lado contrário. Não se trata de ocultar a real situação. Isso seria antijornalismo. Se trata de pensarmos noutras formas de noticiar o que já é demasiadamente pesado. Nesse sentido, o Gandhi é de uma importância valorosíssima”, reflete o jornalista.


A diretora de Comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, reitera o papel do Prêmio Gandhi na construção de uma cultura de paz na comunicação. “O Prêmio Gandhi estimula os jornalistas, publicitários e estudantes cearenses a se aprofundarem em temas que fogem do dia-a-dia das redações, dando voz a ações simples, praticadas por pessoas sem muitas ambições, a não ser ajudar o outro, solidarizar-se com a dor alheia ou apenas respeitá-la. Ações que ficariam anônimas, sem eco, mas viram exemplos através de reportagens e anúncios publicitários, gerando novas atitudes sociais que funcionam como antídoto à violência e ao desamor.”

O tema do concurso é Cultura de Paz. Afinal, o que isso quer dizer?

De acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, divulgada pela Organização das Nações Unidas em 1999, Cultura de Paz diz respeito a um conjunto de valores baseados “no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; no pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional; no pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; no compromisso com a solução pacífica dos conflitos; nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras; no respeito e promoção do direito ao desenvolvimento; no respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; no respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação; na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”

Quem pode participar?

Jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, com atuação no Estado do Ceará ou em outros Estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Ceará, como forma de valorizar e dar visibilidade ao que é feito em nosso estado. As inscrições podem ser de trabalhos individuais ou de equipes.

 

Os trabalhos concorrentes devem ter sido publicados ou veiculados em qual período?

Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 1º de julho de 2014 a 1º de julho de 2015. No caso dos TCCs devem ter sido defendidos e aprovados por banca da IES, nos períodos letivos de 2014.2 a 2015.1.

 
Como e onde fazer a inscrição?

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – http://is.gd/PQKM58 –  e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307, Aldeota, Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Após preencher a ficha de inscrição em duas vias, o candidato deve fazer a entrega do material – conforme está no Regulamento – na sede da entidade ou enviar pelos Correios.

 
Qual o prazo de inscrições

As inscrições terminam no dia 18 de setembro de 2015. Participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados que forem fazer a inscrição via Correios devem ficar atentos: a data de postagem deve ser até o último dia de inscrição e o candidato deve enviar cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br.

 
Categorias

Das 10 categorias, seis contemplam profissionais – jornalistas e publicitários -, com premiação no valor de R$ 6 mil para o vencedor ou equipe vencedora de cada uma delas, e quatro são voltadas para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), com premiação de R$ 3 mil para autor ou equipe com o melhor trabalho de cada categoria. Em detalhes, as categorias são as seguintes:
 

Profissionais:
Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária)e Jornalismo para Internet.

 
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2014.2 a 2015.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IESs); Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

 
Com quantos trabalhos cada candidato pode participar?

Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

 
Quem irá selecionar os melhores?

A seleção dos trabalhos será feita com uma Comissão Julgadora composta por cinco membros indicados pela diretoria da Agência da Boa Notícia. Participam da comissão professores e profissionais das áreas de Jornalismo e Publicidade.

 
Quando será divulgado o resultado do Prêmio Gandhi 2015? E quando ocorrerá a solenidade de entrega?

Será divulgado no dia 11 de novembro de 2015, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Na mesma ocasião, haverá a entrega dos prêmios e realização do Fórum anual temático promovido pela Agência da Boa Notícia.

 

Outras informações podem ser obtidas no Regulamento do concurso e na Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509) / E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

Em tempo

Em sete edições, de 2008 a 2014, o Prêmio Gandhi recebeu inscrições de 473 trabalhos e distribuiu uma soma de R$ 251.000,00 em prêmios. Para o presidente da ABN, Francisco Souto Paulino, o concurso busca influenciar tanto os profissionais como os estudantes em formação a produzirem cada vez mais trabalhos que enfoquem o que de positivo a sociedade apresenta na perspectiva da Cultura de Paz.

 

Mais informações: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509) / E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here