Nos dias 20, 21 e 22 de abril, Maria Cristina Araujo von Holstein-Rathlou, gestora operacional do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, visita o bairro Bom Jardim para conhecer ações de prevenção às drogas, co-financiada pela UE na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Trata-se do projeto “Sim à Vida: Prevenção às Drogas”, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), em parceria com CBM (Christoffel-Blindenmission) da Alemanha, que também co-financia a ação. O projeto atende diretamente 450 crianças e 1.350 familiares, em Fortaleza e Maracanaú.

 

As crianças têm a autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional. Parte do atendimento às crianças é realizada em escolas, através de parceiras com o MSMC.

 
Saiba mais

Familiares que têm a saúde mental fragilizada são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial e às terapias complementares oferecidas pelo MSMC. Aqueles que necessitam de medidas protetivas são encaminhados aos Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza e Maracanaú.

 

Uma psicóloga e uma assistente social cuidam do acolhimento dos beneficiários do Sim à Vida, além de arteeducadores e outros profissionais.

O projeto já vinha sendo desenvolvido, desde 1999, pelo MSMC, sendo também um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Os recursos da União Europeia e CBM asseguram o funcionamento da ação até 2018.

 

Utilizando a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSMC trabalha a múltipla dimensão biopsicossocioespiritual do ser humano. O projeto visa prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas vulneráveis: Bom Jardim, Marrocos, Siqueira (Fortaleza) e Horto (Maracanaú).

 

A ação também realiza a formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas.

 
Serviço

Visita de Maria Cristina Araujo von Holstein-Rathlou, gestora operacional do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia ao Bom Jardim.

 

Quarta-feira

Atividade com crianças.

Data: 20/04/2016 (14h30)

Local: Casa AME do Movimento Saúde Mental Comunitária. Rua Fernando Augusto, 980. Bom Jardim. Fortaleza.

 

Grupo Autoestima

Data: 20/04/2016 (15h30)

Local: Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária. Rua Fernando Augusto, 985. Bom Jardim. Fortaleza.

 

Quinta-feira

Reunião com equipe do MSMC.

 

Sexta-feira

Vivência com estudantes.

Data: 22/04/2016 (9h às 10h)

Local: Escola Francisca de Abreu Lima – Rua Humberto de Almeida, 535. Jerusalém, Fortaleza.

 

Visita à família beneficiária do Projeto.

Data: 22/04/2016 (10h30 às 11h)

Local: Comunidade Marrocos. Visita à família de dona Edileuda. Ela fez o curso de confecção pelo projeto e tem um filho participando diariamente.

 

Apresentação de projeto de prevenção às drogas.

Sede do MSMC: Rua Fernando Augusto, 609. Bom Jardim. Michele Marla – Apresenta um dos oito projetos em elaboração, para prevenção às drogas nas escolas e comunidades.


Com informações e foto do Movimento Saúde Mental Comunitária

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here