A partir do plástico reciclado, chegaram gratuitamente a centenas de pessoas objetos úteis na rotina em casa. Ação é projeto piloto com planos de expansão.

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, está promovendo a reciclagem de resíduos plásticos, que são recolhidos na unidade da Ypióca, em Fortaleza, e transformados em utensílios domésticos, entregues em doação à comunidade. Nessa iniciativa, em andamento desde junho, 4,32 toneladas de resíduos plásticos foram convertidas em 1.125 kits, cada um formado por caneca, pote com tampa e balde.

O ponto de partida é a coleta seletiva na fábrica da Ypióca, por meio da qual são reunidas tampas de garrafas, filmes plásticos e garrafas PET meiota. O material segue para processamento e produção dos utensílios em uma empresa parceira. Na sequência, acontecem as doações. Até agora, foram entregues kits a pessoas da região metropolitana de Fortaleza e dos municípios de Cariré e Massapê – trabalhadores do artesanato da palha de carnaúba que produzem embalagens de revestimento de garrafas da Ypióca – bem como à filial Ceará da Cruz Vermelha. A iniciativa está em fase de projeto piloto e o intuito é estruturar a expansão.

“Em nossa operação, realizamos a destinação adequada de resíduos plásticos, a empresas licenciadas. A novidade com essa ação é promover uma destinação melhor, que incrementa a sustentabilidade ambiental, colocando em prática o conceito de economia circular – minimizar a extração de recursos e maximizar a reutilização, além de agregar responsabilidade social, com a disponibilização dos utensílios reciclados gratuitamente para a comunidade”, destaca a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Diageo, Jorgeana Monteiro.

A iniciativa se soma a uma jornada de dedicação ao tema. “Atualmente, 100% dos nossos resíduos são destinados adequadamente, sendo enviados para reuso, reciclagem ou coprocessamento. Desde 2018, somos uma fábrica ‘zero landfill’, ou seja, nenhum resíduo é enviado para aterro. A nova ação de reciclagem corrobora e reforça nosso compromisso com as melhores práticas para o meio ambiente e as futuras gerações”, ressalta o gerente de operações da Diageo, Marcos Rocha. Reaproveitar o plástico também se alinha com objetivos em sustentabilidade que a empresa estabeleceu para alcançar até 2030, na atuação em âmbito mundial, com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso”.

 

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here