A obra traz uma síntese da pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo sobre discriminação racial e preconceito de cor no Brasil. A partir desses dados, diversos estudiosos analisam como a discriminação e o preconceito aparecem em questões como as relações de gênero, trabalho, lazer, religião, educação, justiça, violência, políticas afirmativas, saúde, identidade racial, racismo institucional e cultura política.


A pesquisa teve como preocupação central investigar a percepção da desigualdade racial e do racismo no país. Buscou mensurar não apenas expressões objetivas da discriminação racial, mas, sobretudo, captar a consciência das populações branca e não-branca (negra, indígena, oriental e miscigenada) sobre o preconceito de cor e sua experiência com práticas discriminatórias que têm se perpetuado como componentes estruturantes da desigualdade social no Brasil, constituindo fortes entraves para a conquista da cidadania plena por parte do conjunto da população.

 


 


Racismo no Brasil: Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no Século XXI


Autores: Gevanilda Santos, Maria Palmira da Silva, Gustavo Venturi, Vilma Bokany, Rosana Heringer, Rosane Borges, Douglas de Souza, Adilton de Paula, Andressa de Martini, Juliana da Silva, Ana Lúcia Souza, Juarez Tadeu Xavier, Joenia Carvalho e Nadia Brol.


Páginas: 176


R$ 18,00


Editora: Fundação Perseu Abramo


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here