Sempre gostei de assistir a propagandas. Muitas são inteligentes, engraçadas, outras irritantes, geralmente acompanhadas de músicas mal cantadas, cujo poder de fixação parecem ser ainda maiores. Lógico que a finalidade da propaganda é conseguir convencer para então poder vender um produto, vender uma ideia. E para se alcançar esse objetivo vale tudo. Será?

Será que para vender um produto é preciso ludibriar, enganar, dissimular, ocultar a verdade? Não acredito que isso seja ensinado nas faculdades de publicidade e marketing. Aliás, tenho certeza que não, mas na prática…


É assistindo a propagandas que me chegam algumas frustrações: gostaria de ser uma mãe de propaganda de margarina. Nossa, acordar cedo da manhã, com disposição e alegria. Preparar o café da manhã para toda a família, radiante. Sem a ajuda de nenhuma funcionária, diga-se de passagem. O cuscuz fumegante com a margarina escorrendo por cima, o pão quentinho, como se tivesse chegado da padaria naquele momento. As crianças tomando um copo de leite, tão felizes, mais felizes ainda porque vão para a escola.

A propaganda do Governo do Estado então. A coisa mais linda. Hospitais inaugurados, limpos, bonitos, doentes fazendo exames com o ar de quem estão vendendo saúde, servidores exibindo uma paciência sem limites, com um largo sorriso estampado nos rostos. A saúde vai muito bem. A segurança está espetacular, policiais bonitos, impecavelmente fardados, com uma postura de invejar a qualquer policial chileno. A Defensoria Pública está a mil maravilhas, conseguindo desempenhar seu árduo e valoroso papel de modo a deixar toda a população satisfeita, feliz e grata, onde dificuldades inexistem.

A propaganda do governo municipal de Fortaleza é mais bela ainda. A Praia de Iracema está um primor, o calçadão, a ponte dos Ingleses, a revalorização da parte histórica…tem uma senhora tão feliz, tão radiante morando na Praia de Iracema que fiquei tentada a me mudar. Pessoas mergulhando de uma forma tão bonita, quase poética. Fortaleza está tão bela, tão maravilhosa, tão perfeita, que realmente é difícil crer que alguém tenha a coragem de criticá-la.

A propaganda do TSE é bem bacana. Guerreiros. Jovens estimulados a exercer o seu direito de voto, em especial, o facultativo, afinal, o brasileiro não foge à luta!

Melhor desligar a televisão. Pelas propagandas que assisti, vi que estou completamente alheia quanto à perfeição de minha cidade e do meu Estado.

Artigo publicado no jornal O Estado de 16 de abril de 2012 e reproduzido neste site com autorização da autora

* Grecyanne Cordeiro é Promotora de Justiça – grecianny@uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here