A Defensoria Pública do Estado do Ceará está selecionando pessoas da comunidade que tenham interesse de atuar como defensores populares, atuando como mediadores de conflitos no Núcleo Defensoria pela Paz (DEPaz) do bairro Vicente Pinzon. As inscrições seguem até o dia 22 de abril.


Ao todo, serão disponibilizadas 10 vagas e os interessados deverão comparecer ao núcleo descentralizado da Defensoria Pública, no bairro Mucuripe, localizado na Avenida Vicente de Castro, 7089. Para a inscrição, é necessário currículo e preencher um formulário.

Seleção

O processo seletivo contará ainda com uma entrevista com a defensora pública supervisora do DEPaz e com psicóloga. De acordo com Michele Alencar, que será a responsável pela coordenação do Defensoria pela Paz, a seleção vai priorizar candidatos que residem na comunidade. “Queremos que a comunidade esteja cada vez mais próxima da Defensoria Pública e acreditamos que, dando prioridade nessa seleção para as pessoas que residem nas proximidades do núcleo, será uma forma de solucionar mais rápido os conflitos. O mediador será um conhecedor das principais demandas da comunidade e a resolução de conflitos será viabilizada com agilidade”, destacou Michele.


Os defensores populares atuarão como protagonistas de ações preventivas na comunidade, após ampla formação realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) em técnicas básicas de Direito, cidadania e outros mecanismos de acesso à Justiça. Esses atores exercerão o papel de protagonistas do processo de transformação e participação social.

Saiba mais

O Defensoria pela Paz é um projeto inclui a assistência jurídica integral e gratuita para a população, a mediação e a conciliação de conflitos, a educação em Direitos, atuando de forma direta na redução de conflitos e na cultura de paz, por meio do diálogo entre as pessoas e garantias de direitos.


As atividades do Núcleo Defensoria pela Paz serão iniciadas a partir do mês de maio na Rua Altamira, s/n, esquina com a Rua Antônio Carneiro, com atendimento de segunda a quinta-feira, a partir das 8 horas. A expectativa da Defensoria Pública é que o núcleo realize uma média de 240 mediações por mês.

Inscrições

Núcleo do Mucuripe – Avenida Vicente de Castro, 7089.

Mais informações: (85) 3101.1079


Com informações da Defensoria Pública do Estado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here