Em outubro, fortalezenses e turistas terão a oportunidade de conhecer de perto a estrutura física, bem como a história dos mercados públicos da capital cearense. O Roteiro Culturais realizará visitas guiadas aos Mercados São Sebastião, dos Pinhões e da Aerolândia, com a mediação de pesquisadores que apresentarão a história dos mercados públicos de Fortaleza, sua tradição culinária e relevância histórica como espaço cultural, patrimonial e turístico. O objetivo é fortalecer a preservação da memória coletiva do fortalezense através da valorização dos mercados.


A programação acontecerá nos dias 6, 13 e 20 de outubro. Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo e-mail criacaoefomento.secultfor@gmail.com, enviando nome completo, telefone para contato e a data em que deseja participar. Serão ofertadas 20 vagas por dia de visitação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 6/10.


A visitação tem início às 8h30min, com o ponto de encontro no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu – Centro), de onde sairá o ônibus que seguirá a rota: Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião e retornando ao Centro Cultural Banco do Nordeste. A mediação será realizada pelo arquiteto Lucas Rozzoline, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza e pelas pesquisadoras Kerla Alencar e Marília Bezerra, contempladas pelo Programa de Residência e Intercâmbio da Secultfor com o projeto Tradição Culinária do Mercado São Sebastião.


O Roteiros Culturais é um desdobramento das atividades do projeto Tradição Culinária do Mercado São Sebastião e tem realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Banco do Nordeste.


Sobre os Mercados


O Mercado de Ferro da Praça Carolina, destinado à venda de carne fresca, localizado entre as atuais ruas São Paulo, Floriano Peixoto, Sobral e General Bezerril (Centro), foi inaugurado em 18 de abril de 1897, e desativado em 1937. A sua bela estrutura de ferro em art nouveau foi dividida em duas partes destinadas à construção de outros mercados: o Mercado dos Pinhões, na praça Visconde de Pelotas, na Aldeota; e o Mercado São Sebastião, na Praça Paula Pessoa.


O Mercado dos Pinhões permanece ainda hoje com a estrutura recebida, e na mesma localização. O Mercado São Sebastião, por sua vez, permaneceu com a estrutura de ferro até 1968, quando foi desmontada sua estrutura e enviada para um novo mercado, no bairro Aerolândia, onde ainda se encontra e atualmente passou por processo de restauração.


O São Sebastião ganhou, então, galpões de alvenaria com telhas de amianto. Essa estrutura permaneceu até a década de 1990, quando o Mercado ganhou sua forma atual, principalmente de alvenaria, através de reforma promovida pelo então prefeito Juraci Magalhães, em 1997, com projeto do arquiteto Fausto Nilo.


Os Mercados representam, dessa maneira, equipamentos históricos e culturais importantes da cidade de Fortaleza. Em 2008, o Mercado dos Pinhões foi tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 12.368 de 31 de março, e o Mercado da Aerolândia por meio do Decreto Municipal 12.408, de 16 de junho.


Reformado e preservado, hoje o Mercado dos Pinhões é palco de uma programação rica e variada, com apresentações artístico-culturais, gastronômica, feiras de produtos orgânicos e feiras de artes. Em breve, o Mercado da Aerolândia também será reaberto com programação regular.


O Mercado São Sebastião, por sua vez, se mantém como rico e variado Polo Gastronômico, oficializado em 2012.


Sobre o projeto Tradição Culinária do Mercado São Sebastião


Contemplado na categoria gastronomia pelo Programa Residência e Intercâmbio, o projeto Tradição Culinária no Mercado São Sebastião teve o intuito de conhecer mais sobre a diversidade gastronômica do Mercado.


Durante três meses, Kerla Alencar e Marília Bezerra realizaram pesquisas e análises sobre o Mercado São Sebastião (história, projeto arquitetônico, entrevistas com permissionários e proprietários de restaurantes). Dessa forma, foi catalogado a diversidade gastronômica que representa a culinária sertaneja presente no Mercado. O resultado encontra-se disponível em um blog e uma página no Facebook. Acesse a pesquisa: www.facebook.com/pesquisamercadosaosebastiao e www.pesquisasaosebasti.wix.com/mercadosaosebastiao.


Serviço:

Roteiros Culturais

Inscrições:
pelo e-mail criacaoefomento.secultfor@gmail.com *Até o dia 6/10


Vagas: 20 pessoas por diaCom informações da Secretaria de Cultura de Fortaleza.


Foto: Dário Gabriel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here