Com o objetivo de formar e acompanhar educadores em escolas de todo o País para realização de trabalhos audiovisuais na perspectiva dos direitos humanos, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, promove o projeto “Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos em Sala de Aula”. A formação é direcionada a educadores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino brasileiro. Os interessados não precisam ter experiência em audiovisual. As inscrições devem ser feitas pelo site inventarcomadiferenca.org, até 7 de fevereiro.


Em Fortaleza, a Vila das Artes trabalha como instituição parceira do projeto, ficando responsável pela realização do curso de formação a ser ofertado aos educadores. A coordenadora do projeto na região é a também coordenadora da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Rúbia Mércia, e o mediador responsável pela realização do curso e acompanhamento do projeto nas escolas é o aluno do Curso de Realização em Audiovisual, Ton Almeida. A parceria foi firmada em um encontro realizado no período de 13 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro e reuniu realizadores em audiovisual de vários estados brasileiros.


Na análise de Rúbia, o projeto vai além da formação, oferecendo uma sensação de ligação entre todos os que participam e participarão da iniciativa, colaborando para a inter-relação entre o cinema, os direitos humanos e a educação. “Depois de uma semana de encontros, trocas e compartilhamento de experiências, seguimos viagem de volta para nossa cidade. De alguma forma todos que encontramos por lá estão próximos hoje através de uma grande rede que começou a se formar, uma linha que permite costurar as cidades onde o projeto atua; unindo mediadores, coordenadores, equipe base, professores e alunos da escola pública, instituições parceiras e outros tantos multiplicadores que poderão estar colaborando”, descreve.

Participantes

Pelo projeto, até dez escolas públicas de cada um dos 27 municípios brasileiros escolhidos podem inscrever dois professores para participar de um curso de formação em audiovisual e direitos humanos, ministrado por um mediador da região. Após a formação, que acontece também no mês de fevereiro, os professores realizarão oficinas em suas respectivas escolas para abordar os temas com as crianças e adolescentes.


Serviço:

Inscrições abertas para o Projeto Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos em Sala de Aula

Data: Até 7 de fevereiro

Público-alvo: Professores de ensino fundamental e/ou médio da rede pública de ensino

Local: No site inventarcomadiferenca.org. Através de preenchimento de formulário de cadastro

Mais informações: Rúbia Mércia (85) 3105-1404


Fonte: Vila das Artes

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here