Vinte internos do presídio masculino Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II estão participando do curso de Cabeleireiro Assistente (280 horas), do Projeto ‘Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar’. A iniciativa foi criada ano passado e é uma parceria entre o Senac/CE, o Sebrae/CE e a Secretaria da Justiça (Sejus), visando desenvolver nos internos/alunos um ofício e, assim, estimular o empreendedorismo, oferecendo uma alternativa para que, ao cumprirem a pena, possam ser donos do seu próprio negócio.


 


O curso prossegue até dia 3 de setembro, deste ano, dentro do próprio presídio e é ministrado por instrutores do Senac/CE. Esta é a primeira turma do Projeto dentro da unidade prisional masculina.  Os alunos têm aulas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras,das 8 horas ao meio-dia. Estão cursando a parte teórica, no módulo ‘processos de trabalho do cabeleireiro assistente’, com as aulas práticas previstas para iniciar a partir de julho.


 


A seleção dos internos foi realizada a partir de uma cuidadosa triagem, dando prioridade aos já condenados, aos que pretendem ter seu próprio negócio ou aos que ficarão mais tempo na unidade, com fins de concluir a capacitação. Atualmente, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II tem 921 internos.


 


Para a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, o Senac reafirma o seu papel de agente social. “Acreditamos que com esse projeto relevante vamos oportunizar a inclusão produtiva e a consequente ressocialização desses homens, através da capacitação no segmento de beleza. Esperamos que eles apresentem forte vocação empreendedora aliada à vontade pessoal de mudança do estilo de vida, reconquistando, assim, a sua dignidade e a sua cidadania”.


 


Ao longo do projeto, o Sebrae/CE irá realizar palestras para despertar o potencial empreendedor dos internos e motivá-los a abrir sua própria empresa, apresentando as oportunidades de negócios que o mercado oferece. Serão ofertadas ainda oficinas de gestão nas temáticas de Compra, Venda, Planejamento e Controle Financeiro, além de capacitações em associativismo e cultura da cooperação, incentivando a união de forças para que as mulheres participantes do projeto possam aumentar sua competitividade.


 


A atuação do Sebrae/CE continua após a saída dos internos da unidade prisional com a formalização como microempreendedores individuais, consultorias para a elaboração de planos de negócios e orientações para obtenção de crédito junto aos bancos.


 


O Projeto Querer continua no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Atualmente. os cursos que estão ocorrendo são de Manicure e Pedicure (160h), das 8 horas ao meio-dia, e de Cabeleireiro Assistente (280h), das 13 às 17 horas, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com 20 alunas cada turma.


 


No curso de manicure e pedicure, as aulas já estão sendo práticas e prosseguem até o dia 4 de julho. Já o curso de cabelereiro assistente iniciou no último dia 15 de junho e vai até o dia 22 de setembro deste ano. Atualmente, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa tem 719 internas.


 


Fonte: Assessoria de imprensa do Senac. Contato: 85 3270 5491 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here