
Está em trâmite na Assembleia Legislativa do Ceará um projeto de indicação que prevê a criação de cemitérios e crematórios para animais domésticos do Ceará. A proposta de nº 681/2023 prevê a criação gradual de cemitérios e crematórios públicos regionais. O equipamento será instalado na região da Grande Fortaleza.
O projeto também prevê que o Governo do Estado poderá criar, gradualmente, cemitérios e crematórios públicos regionais. Um dos pré-requisitos para utilizar o serviço de crematório é que o tutor do animal falecido comprove a falta de condição financeira de arcar com as despesas do sepultamento.
“Além do sofrimento da perda de um animal de estimação, a morte gera muitas dúvidas quanto à destinação do corpo, resultando, muitas vezes, em um descarte absolutamente incorreto e gerando risco de contaminação do solo”, explica a deputada estadual Jô Farias (PT), autora da proposta. . De acordo com o projeto, o poder público também poderá ser utilizado pelo poder público para destinação de animais abandonados após sua partida.