O projeto cearense “Histórias para Contar”, da Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha (ABLLG) também (outro projeto cearense também foi premiado, clique aqui para conhecer a iniciativa) foi contemplado com o prêmio Todos Por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura (Minc). O resultado foi publicado na terça-feira (1), no Diário Oficial da União.


A atividade de contar histórias é presença cotidiana na Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha, sendo a ela atribuído o incentivo à imaginação e à leitura, a ampliação do repertório cultural das crianças e a criação de referenciais importantes ao desenvolvimento cognitivo.


A contação de histórias, explica a associação, conduzida em um ambiente agradável, é uma das grandes oportunidades de desenvolvimento da imaginação infantil. “É uma das atividades mais antigas do ser humano, servindo inicialmente para contar fatos recentes ou episódios passados, formando agrupamentos fortalecidos e comunidades com identidade e origem. Estes são momentos nos quais se abrem oportunidades importantes para a construção de uma identidade social e cultural que será apresentada a criança. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo a linguagem, ampliando vocabulário, formando o caráter, a confiança no bem e proporcionando a ela viver o imaginário”, ressalta a associação.


Segundo a ABLLG, o projeto consiste em possibilitar às crianças de cinco a 12 anos a ampliação do mundo do saber, através da leitura. A iniciativa é desenvolvida na Biblioteca Raimunda Soares da Silva, localizada no Espaço de Vivência e Apoio Social (Evas), que funciona de segunda a sexta, de 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. As crianças e seus familiares podem utilizá-la para fazer pesquisas, leitura e empréstimos de livros gratuitamente. É necessário apenas realizar o cadastro no local, trazendo RG, CPF e comprovante de endereço. Os menores de 18 anos devem ser acompanhados pelo responsável. Mais informações: (85) 3336.1554

Sobre o prêmio

Com investimento total de R$ 2,4 milhões, o objetivo do prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores é reconhecer e apoiar projetos da sociedade civil realizados por pessoas físicas e jurídicas em bibliotecas comunitárias, pontos de leitura e ambientes sociais diversos de promoção da leitura.

Sobre a ABLLG

ABLLG foi fundada em 19 de março de 1983, no município de Horizonte. Vários projetos foram desenvolvidos junto com a comunidade: Projeto Elo, Clube de Mães, Alfabetização de Adultos, Horta Comunitária, dentre outros.


O Educandário Luzia Lopes Gadelha (ELLG) atende mais de 300 crianças, da Pré-Escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2012, foi inaugurado o Espaço de Vivência e Apoio Social (Evas), onde são realizados os projetos da Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha. A associação trabalha para proporcionar as crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional, através da educação, saúde e cidadania. O fluxo mensal de pessoas que procuram a sede é, em média, de 640 pessoas.


Para saber mais sobre a ABLLG, acesse: http://abllg.org.br/


Com informações da Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha e do Ministério da Cultura

*Foto: Divulgação / ABLLG

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here