Com estreia prevista nos cinemas para o próximo dia 17 de dezembro, o sétimo episódio da saga Star Wars, “O Despertar da Força”, reacendeu em fãs do mundo inteiro o interesse na obra iniciada por George Lucas em 1977. Mais que a ousadia nos efeitos especiais, é a própria trama da série que encanta. A saga, escrita pelo diretor George Lucas, reconta com uma roupagem moderna o mito do herói. Para falar sobre o prisma filosófico da obra, a Nova Acrópole Fortaleza realiza neste sábado (12), às 19 horas, a palestra “A Filosofia na Saga Star Wars”. A entrada é gratuita.


Inspirada na obra de Joseph Campbell, mitólogo norte-americano autor do livro “O Herói de Mil Faces”, dentre outros títulos, a saga evidencia elementos da filosofia de forma criativa e reproduz o mito do herói que, de acordo com Joseph Campbell, é o arquétipo presente em todas as mitologias e narrativas sagradas da humanidade, traduzida pelas diferentes culturas ao longo da história.


A saga do herói é, em realidade, o arquétipo da própria saga humana. Com diálogos muitas vezes simples e profundos, a série mostra a batalha cotidiana que todo homem trava dentro de si: defeitos x virtudes, bem x mal, ser x ter, Jedi x Sith. A “Força”, termo usado para designar uma energia que faz parte do universo cinematográfico criado por George Lucas, também será abordada. “Essa ideia de uma energia universal está presente em várias tradições antigas, como a chinesa, por exemplo, que recebe o nome de chi”, explicou.

Serviço

Filosofia na Saga Star Wars

Data: 12 de dezembro

Horário: 19 horas

Endereço: Nova Acrópole Fortaleza – Rua Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres

Informações: 3257-2777 | 9812-8182

Inscrições: www.acropolebrasil.com.br
www.acropole.org.br/ facebook.com/nafortaleza


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here