Nesta terça-feira, 17, a cidade recebe mais um paraciclo. O estacionamento gratuito de bicicletas será implantado na Praça do Ferreira, em frente a Farmácia Oswaldo Cruz, e faz parte do projeto “Cidadania Sustentável – Para Viver a Cidade”, promovido pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza (SCDH). A inauguração do equipamento acontece a partir das 17h30.


Segundo o titular da SCDH, Karlo Kardozo, “a primeira etapa do projeto estimula o uso da bicicleta como meio de transporte sistemático e oferece melhores condições de estacionamento para quem utilizar o modal na cidade, incentivando a redução da poluição, da utilização do combustível fóssil e do tempo gasto no trânsito”.


O projeto, conforme a SCDH, tem como objetivo a conscientização para um consumo sustentável de água, energia elétrica, telefonia e combustível e é fortalecido com o lançamento do almanaque ilustrado de “Cidadania Sustentável”.  

Sobre o almanaque

O almanaque ilustrado “Cidadania Sustentável – Para Viver a Cidade” é uma publicação voltada para ciclistas, motoristas e cidadãos em geral. O conteúdo abrange a realidade do ciclista no município, a mobilidade em duas rodas, dicas para ciclistas e motoristas, além de depoimentos de diversos ciclistas fortalezenses que se deslocam diariamente com a bicicleta.


Para Rodrigo de Oliveira, assessor da SCDH, a publicação é um convite para o cidadão rever suas posturas no trânsito. “Pedalar ajuda as pessoas a vivenciar a cidade de uma maneira criativa e coletiva, colocando-as em contato direto com o que acontece na dinâmica intensa da metrópole. E, a partir disso, rever suas posturas e contribuições para uma cidade sustentável”.

Paraciclos na cidade

Uma parceria entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a prefeitura resultou no plano que prevê a instalação de 20 estacionamentos de bicicletas no município, especialmente em regiões de grande circulação. Em dezembro, os primeiros paraciclos foram inaugurados na Praça da CDL (Praça Pajeú) e no Parque da Liberdade/Cidade da Criança. Os outros pontos serão em áreas do centro de Fortaleza, como Praça José de Alencar e Mercado dos Pinhões. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas gratuitas para estacionamento de bicicletas.

Serviço

Inauguração de paraciclo e lançamento do almanaque ilustrado “Cidadania Sustentável – Para Viver a Cidade”

Local: Praça do Ferreira – em frente à Farmácia Oswaldo Cruz

Data: 17 de março de 2015

Horário: 17h30


Com informações da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here