O atendimento é feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno



Foto: Divulgação / Fisioneuro


 


A Liga de Fisioterapia Neurológica (Liga Fisioneuro), projeto de extensão ligado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, oferece serviço gratuito de reabilitação a pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, têm doença de Parkinson ou outras enfermidades que deixam sequelas neurológicas.


 


O atendimento é feito no Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno.


 


O atendimento em fisioterapia neurológica busca fazer o paciente recuperar movimentos perdidos e voltar a ter autonomia, o que pode variar conforme o caso. A demanda tem sido espontânea, mas, segundo a coordenadora da Liga Fisioneuro, Profª Lidiane Oliveira Lima, o ideal é que o paciente chegue ao serviço encaminhado por um médico e tenha passado por avaliação cardiovascular e respiratória.


 


A coordenadora explica que, por desconhecimento ou dificuldade de acesso a serviço dessa natureza, muitos pacientes vítimas de AVC, por exemplo, vão perdendo qualidade de vida a cada dia e ficam acamados em casa. Ela cita o exemplo de uma pessoa que teve AVC há três anos e nem sequer contava com acompanhamento médico. Com potencial para ficar em pé, passou a receber atendimento pela equipe da Liga.


 


A Profª Lidiane esclarece que não é função do projeto tirar do Estado a obrigação de oferecer serviços de saúde como o da Fisioneuro à população, mas é um modo de os integrantes – professores e alunos – devolverem à sociedade o que tanto recebem da universidade pública.


 


O Projeto


Criada em 2015 pelas professoras Lidiane Oliveira Lima e Fernanda Renata Jucá como projeto de extensão, a Liga de Fisioterapia Neurológica  se expande também para as áreas do ensino e da pesquisa. Para os alunos do Curso de Fisioterapia integrantes do projeto, é uma oportunidade de “formação no campo prático”. Quanto às pesquisas, já existem, segundo a coordenadora, projetos elaborados aguardando procedimentos burocráticos para que sejam iniciadas as pesquisas clínicas.


 


Serviço


Liga Fisioneuro


Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam)


na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra


Às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here