Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências socioambientais, a Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) promovem no próximo sábado (31) o projeto “Aflorando”.  Os participantes devem conhecer as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Projeto Matas da Encantada e o Projeto Etnodesenvolvimento Ceará Indígena. O evento será realizado de 8 às 16 horas, na Aldeia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz-CE.


Para Marciano Moreira, coordenador do projeto Matas da Encantada, a ação irá promover a troca de experiências entre projetos que trabalham a temática ambiental. “Queremos também fortalecer e consolidar o turismo comunitário de base, já que os participantes terão a oportunidade de conhecer o cotidiano de uma comunidade rural indígena”, pontuou.


No roteiro, estão programadas visitas às áreas dos Sistemas Agroflorestais (SAF) e aos quintais produtivos. Além disso, os visitantes deverão percorrer duas das cinco trilhas recuperadas pelo projeto Matas da Encantada: a trilha do Morro do Urubu e a da Sucurujuba.


O Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, criado há cinco anos, é outro lugar no roteiro do intercâmbio de experiências socioambientais. O museu resgata, através de fotos e objetos, a história, a cultura e a memória do povo Jenipapo-Kanindé. O lugar conta ainda sobre a resistência dos indígenas na defesa do território da Lagoa da Encantada.

Projetos

O projeto Etnodesenvolvimento – Ceará Indígena tem como perspectiva a melhoria da qualidade de vida de comunidades indígenas do Ceará, dinamizando a economia solidária local, fortalecendo o turismo comunitário e favorecendo melhores condições de segurança alimentar, considerando sempre as diversas culturas e etnias. O público beneficiado pelo projeto são as etnias indígenas Jenipapo-Kanindé, Tapeba e Kanindé de Aratuba, além de ações de sensibilização nas comunidades Anacé, Pitaguary e Tremembé.


Já o projeto Matas da Encantada Jenipapo-Kanindé visa a adoção de práticas agroecológicas de uso sustentável da terra, proteção e reflorestamento de matas nativas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de ações de saneamento e educação ambiental.

Serviço

Projeto Aflorando – troca de experiências socioambientais

Local: Aldeia Jenipapo-Kanindé, Aquiraz-CE.  

Data: 31 de outubro

Horário: 8h às 16 horas


Com informações da Adelco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here