A vice-diretora do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará e coordenadora regional da organização internacional Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Araújo, levou as disciplinas de yoga e meditação para alunos do curso de Educação Física daquele instituto e vê as práticas se expandirem cada vez mais. Desde 2013, as atividades foram se estendendo para professores e servidores da UFC e depois para pessoas da comunidade externa, através de encontros de meditação realizados no Campus do Pici. Desde o ano passado, o jardim da Reitoria no Campus do Benfica, também sedia vivências. Além disso, a professora já coordenava o evento público Meditação da Lua Cheia, com edições no Aterro da Praia de Iracema. No próximo dia 29, será a vez de o Campus da UFC em Sobral, na zona norte do Estado, recebê-la para um encontro de meditação. Será a partir das 19h, em frente ao bloco Mucambinho I. Nesta entrevista por e-mail, a Profª Lúcia Rejane fala sobre essas iniciativas no âmbito da academia em parceria com a Arte de Viver os benefícios para a saúde integral, controle do estresse e pacificação das pessoas.

ABN – Fale um pouco da parceria Iefes/UFC com a Arte de Viver e como isso tem resultado em bem-estar para alunos, professores, servidores e comunidade externa.

Lúcia Rejane –
A parceria nasceu da minha formação em yoga na Arte de Viver (Art of Living).Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar [pacifista e mestre indiano], é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização opera globalmente, em mais de 152 países. Os programas da Arte de Viver seguem a filosofia de paz de Sri Sri Ravi Shankar, que afirma: “A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial.” Para ajudar as pessoas a se livrar do estresse e experimentar a paz interior, a Arte de Viver oferece diversos programas para eliminação do estresse, incluindo técnicas de respiração, meditação e yoga. Esses programas já ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a superar o estresse, depressão e tendências violentas. A Arte de Viver também leva a paz para várias comunidades por meio de seus projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.

ABN – E o que tem a dizer de sua experiência pessoal com a yoga e a meditação?

Lúcia Rejane – 
A minha vivência e formação na Arte de Viver transformou completamente a minha vida pessoal e profissional, sendo inclusive o tema da minha tese de Doutorado em Educação, na Faculdade de Educação da UFC, defendida em 2009. Sendo assim, foi muito natural integrar ao trabalho educativo e formativo que desenvolvo no curso de Educação Física da UFC através das disciplinas Yoga, Meditação, minicursos para educadores, seminários em escolas públicas e os eventos de meditação abertos ao público.

 
ABN – Como as atividades de yoga e meditação começaram no Iefes e como tem sido a adesão dos alunos?

Lúcia Rejane –
Essas disciplinas tem sido cada vez mais procurada pelos alunos da UFC, inclusive alunos da pós-graduação e até professores. Os relatos nos mostram como estão encontrando maior bem-estar, integração corpo-mente, maior concentração e maior foco nas atividades acadêmicas. Em 2013, uma pesquisa desenvolvida pelo aluno Diego Freitas, do curso de Educação Física, evidenciou uma redução significativa dos níveis de estresse em 100% dos alunos que participaram da pesquisa. Temos diversos depoimentos que nos estimulam a continuar oferecendo essa experiência formativa. É gratificante ver nasce um sorriso no rosto de cada estudante que acompanho durante o semestre.

 
Agência da Boa Notícia –  Como nasceu a ideia de levar a meditação e yoga para o campus de Sobral?

Lúcia Rejane – 
A vontade de expandir os eventos de meditação para os diversos centros e campi da UFC já existia desde o primeiro evento na Reitoria, que foi no início de 2014. Porém ainda não tinha surgido a oportunidade, o que aconteceu a partir do interesse do aluno Henrique Soares, do curso de Engenharia de Computação, do campus de Sobral, que vinha frequentando as nossas meditações. Os benefícios que ele vem experimentando o motivou a compartilhar esta experiência com a comunidade do campus de Sobral. Aceitei o desafio e vamos lá no dia 29 de abril expandir esse conhecimento. A iniciativa desse aluno está recebendo total do apoio do Diretor do Campus da UFC, em Sobral, o que está concretizando o alcance de mais esta meta.

ABN – Quem pode participar?

Lúcia Rejane – 
O encontro é aberto ao público, sem restrições. Qualquer pessoa pode ir. Não é necessário ter experiência prévia, pois faremos uma meditação guiada Solicitamos apenas que os participantes, se possível, levem uma canga, tapete de yoga, manta ou toalha para se sentar.

ABN – Já estão programadas outras edições para Sobral? e para outros campi da UFC no interior?

Lúcia Rejane –  
Estamos organizando a agenda neste mês de abril. Aguardamos o contato de membros da comunidade universitária dos demais campi que queiram estabelecer parceria na organização e divulgação do evento. Realmente é uma experiência que merece ser ampliada para alunos, docentes e servidores da UFC.

ABN – E sobre o retorno da Meditação na Reitoria, em Fortaleza? Quando será o primeiro encontro?

Lúcia Rejane –  
A próxima meditação na UFC, na Reitoria está programada para o dia 20 de abril, às 19h. Logo que tenhamos a confirmação da disponibilidade por parte da  administração superior estaremos divulgando o calendário anual. Isso vai facilitar que todos já se programem com antecedência e possamos atingir o maior número de pessoas. Posso adiantar que será sempre às segundas feiras.


Mais informações:  Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here