Aproveitando o potencial da televisão, a prática jornalística pode se voltar para a construção de uma cultura de paz na comunicação. É nesse contexto que o Prêmio Gandhi estimula novas reflexões sobre a maneira de trabalhar a comunicação, identificando e priorizando ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social no Estado.




Foto: Agência da Boa Notícia


Jornalistas Francisco Julião Júnior e Diego Lage recebem o troféu Gandhi de 2015, pela TV Jangadeiro


Chegando a nona edição, o Prêmio Gandhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN), compreende e estimula o potencial do telejornalismo para a construção de uma cultura de paz na comunicação. Para o melhor trabalho de telejornalismo sobre cultura de paz no Ceará, em 2016, será concedido o prêmio de R$ 6 mil, além do troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro de 2016.


A “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015” (PBM 2015), que traz levantamento sobre os hábitos de informação do brasileiro, revelou que a televisão segue como meio de comunicação predominante. Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo Ibope com mais de 18 mil entrevistas. De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia expostos ao televisor, de segunda a sexta-feira, e 4h14 nos finais de semana, números superiores aos encontrados na PBM 2014, que eram 3h29 e 3h32, respectivamente.


Como meio ainda predominante na comunicação, a televisão exerce papel importante na reflexão individual e coletiva sobre o cotidiano. O telejornal, principalmente, o nacional, tem como função mostrar aquilo que de mais importante aconteceu no mundo e no País para todas as pessoas de diferentes classes sociais. O telejornal regional aproxima o telespectador de seu contexto, retratando o que há de comum entre os moradores, sem deixar de lado, obviamente, as notícias de interesse nacional e estadual. São notícias que possuem raízes regionais relacionadas a assuntos globais, que não deixam de ser interessantes para o público.


Aproveitando o potencial da televisão, a prática jornalística pode se voltar para a construção de uma cultura de paz na comunicação. É nesse contexto que o Prêmio Gandhi estimula novas reflexões sobre a maneira de trabalhar a comunicação, identificando e priorizando ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social no Estado.

Inscrições

Os trabalhos devem ter sido veiculados no período de 2 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016. Além do prêmio em dinheiro, o vencedor da categoria receberá o troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro de 2016. Os vencedores serão revelados no dia 9 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Saiba mais

Conheça os vencedores da categoria Telejornalismo das edições anteriores:

Edição 2009

Autora: Ana Paula Lustosa

Matéria: Cultura de Paz – série de reportagens

Veículo: TV Cidade

Edição 2010

Autora: Ariane Adla Pereira Cajazeiras

Reportagem: Chico Xavier

Veículo: TV O Povo

Edição 2011

Autora: Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz

Matéria: “Série: Prosa da Paz” (veiculada de 21 a 23 de fevereiro de 2011)

Veículo: TV Verdes Mares

Edição 2012

Autora: Juliana Castanha

Matéria: Série de reportagens Brava Gente

Veículo: TV Jangadeiro

Edição 2013

Equipe: Igor Fernandes, Juliana Castanha, Nonato Albuquerque e Nonato Alves

Matéria: Série de reportagens Pré-Carnaval: Do povo para o povo

Veículo: TV Jangadeiro

Edição 2014

Autora: Clarissa Capistrano e sua equipe formada por Delane Ratts, Dimitri Lima, Luciano Paulo.

Matéria: Solidariedade

Veículo: Nordestv SBT Fortaleza

Edição 2015

Autor: José Francisco Julião Júnior e sua equipe formada por Isabela Lopes Martin, Dário Marques Rocha, Diego Lage Bezerra, Anselmo Castro Silva e Bergson de Menezes Gondim.

Matéria: Bom Jardim de Paz

Veículo: TV Jangadeiro


Sobre o prêmio

Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a cultura de paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado do Ceará. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.


Em 2016, o prêmio distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.


Os vencedores dessa edição serão revelados em novembro, durante a realização do fórum anual da Agência da Boa Notícia, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A data será informada posteriormente.

Categorias

Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.

 

Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

 

Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.


Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.


Confira aqui o regulamento completo.

Baixe aqui a ficha de inscrição.

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