Concedido pela Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer boas práticas voltadas a primeira infância (0 a 6 anos), gestantes e parturientes, possibilitando a visibilidade a iniciativas bem-sucedidas, desenvolvidas no Brasil. As inscrições serão realizadas pelo site da Fundação Abrinq, no prazo de 10 de fevereiro a 11 de abril 2014.


O Prêmio Criança é bienal e podem participar organizações sociais e empresas de todo o país, que apresentem iniciativas com foco de atuação nas áreas de educação, saúde e proteção.


O processo de análise é baseado nos Princípios Norteadores que são indicativos do que a Fundação Abrinq considera um atendimento de qualidade para a primeira infância, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em dezoito edições, 68 iniciativas de diversas partes do país foram premiadas, quatro a cada edição.


Desde 2008, profissionais que tenham se destacado em ações voltadas às crianças pequenas, gestantes e parturientes também são homenageados no Prêmio Criança. A premiação acontece em São Paulo, em evento público, onde são conhecidos os finalistas, vencedores e homenageado, que recebem uma estatueta pelo seu reconhecimento, além da divulgação na mídia nos meses seguintes.


Saiba mais

Para acompanhar os projetos vencedores e mensurar os impactos e a repercussão do Prêmio Criança, a Fundação Abrinq realizou, em 2013, uma avaliação do Programa junto às organizações e empresas que receberam a premiação desde a sua primeira edição, em 1989. Confira o resultado do relatório aqui.


O prêmio, em 2012, contabilizou 202 iniciativas inscritas; 10 iniciativas finalistas, sendo 2 empresas e 8 organizações sociais; 4 iniciativas vencedoras, sendo 1 empresa e 3 organizações sociais; 1 jornalista homenageado – Ricardo Ferraz/TV Cultura; 500 pessoas presentes no evento e 72 projetos premiados desde 1989.


Ceará

O Projeto Educare, desenvolvido na Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão, mantida pela ONG cearense Estação da Luz, conquistou o Prêmio Criança 2012, da Fundação Abrinq. Foi a única iniciativa do Nordeste contemplada. O concurso premiou outras três instituições de São Paulo. A Estação da Luz concorreu com outras 202 iniciativas de todo o País inscritas na 19ª edição do Prêmio Criança.


O presidente da Estação da Luz, Sidney Girão, afirma que o Projeto Educare vem ajudando a mudar a realidade social dos alunos. “Visamos a formação de líderes. Percebemos que eles incorporam a questão do respeito às outras pessoas, à natureza. São crianças ainda, mas demonstram iniciativa, postura própria e opinião”.


As professoras da Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão foram capacitadas e usam métodos e técnicas baseado nos ensinamentos do educador e mestre espiritual indiano Sathya Sai Baba (1926-2011). Por meio de contação de histórias, canto e harmonização diária, as crianças vivenciam uma educação fincada nos valores: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência.


Mais informações: www.fundabrinq.org.br/premiocrianca


Com informações da Fundação Abrinq

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here