Entre os dias 8 e 9 de fevereiro, a Pastoral da Sobriedade, numa ação da Igreja Católica na Prevenção e Recuperação da Dependência Química, capacitará novos agentes voluntários na cidade de Sobral. O objetivo é expandir seu atendimento nos grupos de autoajuda para dependentes químicos e familiares na região norte do Ceará.


Segundo o coordenador da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 1 da CNBB, Rogério Melo, o trabalho da Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade. Ele explica que 25% da população brasileira estão, direta ou indiretamente, ligadas ao fenômeno das drogas. Ainda de acordo com Melo, os adolescentes entram em contato com as drogas cada vez mais cedo, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos. “A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade. É uma resposta da Igreja a uma problemática social”, resume.


Atualmente, a Pastoral da Sobriedade conta com 48 grupos e realiza cerca de três mil atendimentos por mês no Estado (gratuitos). “É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão”, afirma Melo.

Dependência química

Melo informa que de cada 100 pessoas dependentes de substâncias químicas, apenas cinco estão em Casas de Recuperação. Dessas, somente 20% conseguem concluir o tratamento. Os dados já acederam o sinal vermelho há muito tempo. “É uma epidemia no Brasil e no mundo”, alerta o coordenador da Pastoral.


Segundo dados do Ministério da Saúde e da Organização das Nações Unidas (ONU), a presença de crack foi detectada em 98% dos municípios brasileiros. “As drogas já chegaram aos canaviais, no garimpo e até em algumas tribos indígenas. Por isso temos que focar na prevenção. É claro que não vamos virar o rosto para os irmãos já enfermos, pois temos que oferecer um trabalho de recuperação digno a eles, mas temos que reforçar a prevenção. Para isso, precisamos unir as forças da sociedade e do Governo, que ainda não libera muitos recursos para o trabalho de prevenção”, pondera Melo.


Esse mal, destaca Melo, atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é carcomida pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir paulatinamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da droga.


Sobre o trabalho da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo ressalta que, embora, seja uma iniciativa silenciosa, que não aparece muito na mídia, é, sobretudo, uma ação transformadora. “Nas comunidades que tem grupos da Pastoral é perceptível a diferença. Nosso trabalho não é muito aplaudido e reconhecido, mas transforma vidas”, assegura.

Serviço

Formação de novos agentes voluntários para Pastoral da Sobriedade

Data: 8 e 9 de fevereiro

Local: CETRESO – Sobral

Mais informações: Rogério Melo (88) 8812-6264 / (85) 86879628

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here