Vejam estes dados oficiais de organizações internacionais importantes e pensem no que eles são capazes de transformar na nossa vida futura: cada mês a população idosa do mundo aumenta em 1.200.000 pessoas No ano 2020, um bilhão e 400 milhões terão mais de 60 anos e a expectativa de vida do mundo será de 75 anos; em 2025 o Brasil terá 32 milhões com mais de 60 anos; em 2050 as variáveis – novas descobertas genéticas e medicamentosas, ambiente e estilos de vida – permitirão 700 milhões com 80 anos, 200 milhões com 90 anos e 40 milhões com 100 e mais anos no nosso globo. Outros afirmam que já em 2050, mais da metade da população do globo terá mais de 60 anos.


 E aí senhores planejadores estratégicos, políticos (que não gostam de planejar), cientistas, adivinhadores, futurólogos, numerólogos, bruxos e mágicos de todo o mundo, as perguntas são muitas.


Alguns leitores e participantes de nossos diferentes programas costumam perguntar, em tom de brincadeira, mas que, na realidade, gostariam realmente de saber: quais serão os padrões de beleza da mulher brasileira? Que valor tem a forma do corpo para a nossa vida ?


Pensamos que isto continuará a ser muito importante para muitos como para nós que trabalhamos com qualidade de vida e longevidade saudável, pois há o perigo de comprometimento dos estilos de vida.


Qual será a preferência nacional no ano de 2050? Será ainda o rebolado, serão os seios enormes, as “repaginadas”? Com mais da metade da população com mulheres tendo mais de 60 anos, será o bumbum ainda tão importante? Ou serão outros ou novos atributos tipo as mulheres azuis de Avatar?


Assunto de sérias preocupações para muitos senhores e senhoras. Ao lado de outros de grandeza econômica, social, cultural, tecnológica, científica pode parecer uma infantilidade, uma tolice de um médico e poeta velho. Mas, ao atingir 60 anos no ano de 2050, a mulher, com muita possibilidade, poderá ter uma sobrevida de mais de 140 anos. Alguns falam em mais…


E aí quais serão os critérios, os padrões, os costumes, os hábitos, os valores que dirigirão a nossa vida? Sim, é importante pensar nisso. Claro que outros problemas parecerão de muito maior grandeza para todos os brasileiros. Mas corpo bonito e “sarado” tem sido também muito importante para a qualidade de vida de muita gente e para alegria da indústria rica e poderosa dos cosméticos e estimulantes da beleza humana.


As feias e os feios que me perdoem mas, para muitos, “beleza é fundamental”. Também é bom lembrar que, ao lado de maior longevidade, há a possibilidade defendida por alguns destacados cientistas que pesquisam técnicas especiais de envelhecer sem parecer e até com rejuvenescimento… E são muitas as técnicas que nos ensinam a gostar de nosso próprio corpo.


E aí ? Vamos pensar no assunto? Isto é qualidade de vida!

E muito boa…


* Artigo publicado em 01.12.2010 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.


Antero Coelho Neto é Médico, Professor e Presidente da Academia Cearense de Medicina – acoelho@secrel.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here