Entre 1980 e 2013, a expectativa de vida no Brasil esticou de 62,7 a 73,9 anos, representando o aumento real de 17,9%, conforme foi destacado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A população idosa, segundo dados do IBGE, é estimada em 22,9 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 12% da população brasileira. Com a previsão de que esse número triplique nos próximos 20 anos, é necessário um novo olhar sobre a velhice no Brasil. Apesar dos avanços, há fragilidades no tocante a políticas públicas direcionadas aos idosos, bem como a assistência a saúde.


 


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), João Bastos Freire Neto, ainda é preciso se preparar para o envelhecimento populacional em suas diversas esferas – saúde, social, educação, econômica.  “Os números mostram que esta nova realidade do perfil populacional não só bate à porta, mas a escancara. É preciso estabelecer novas diretrizes para atender às demandas da velhice”, avalia Freire Neto.


 


Carta aberta à população


Recentemente a SBGG emitiu Carta Aberta à População Brasileira, na qual traz à reflexão quanto ao cenário atual do envelhecimento e saúde do idoso no país, seus avanços e fragilidades. Confira no site da Sociedade – acesse aqui.


 


Programação Dia do Idoso no Ceará


Em 1º de outubro de 2003 foi assinada a Lei Nº 10.741, mais conhecida como o Estatuto do Idoso, que passou a vigorar em janeiro de 2004. O Estatuto tem o objetivo de regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para informar o público sobre o Estatuto, e promover prestação de serviços de saúde e emissão de documentos como passe livre, cadastro para vagas prioritárias em estacionamento, entre outros, o Shopping Benfica , em Fortaleza, realiza programação especial gratuita de três dias, começando nesta quarta-feira (1° de outubro). O shopping fica na Av. Carapinima, 2200. Benfica, em Fortaleza.


 


Já o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia lança a 3ª edição da Campanha Nacional do Dia do Idoso.  O intuito da campanha é orientar a sociedade a adotar atitudes que colaborem para ter um envelhecimento saudável e divulgar a atuação do fonoaudiólogo com a terceira idade. No dia 7 de outubro, das 15h:30m às 19 horas, a Universidade de Fortaleza (Unifor) irá promover uma ação para divulgar a importância da campanha. Fonoaudiólogos vão realizar avaliações audiológicas nos idosos do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e Lar Torres de Melo.


 


A campanha tem como tema ‘Ouça a voz da experiência’ e vai reforçar que é uma questão de atitude ter envelhecimento ativo. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento de um fonoaudiólogo ao longo da vida propicia bem-estar físico, social e mental. 


 


Com informações da assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), do Shopping Benfica e do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here