Não existe nordestino, sob esse céu azul de meu Deus, que não sonhe com a possibilidade de, um dia, redimir a região de seu destino secular de sofrimento e dificuldades resultantes da falta de chuvas. O sonho, de tão antigo, poderia parecer impossível. Poderia, porque começam a ser pensadas novas ideias de como conviver com este flagelo, já que não dá para assegurar um inverno bom, todos os anos.


Um desses novos olhares sobre este velho problema é o “Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido”, que surge como uma alternativa para quem precisa sobreviver em meio a estas adversidades. Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tema desta edição do Pecnordeste, o programa tem o objetivo de promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais existentes na região, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão de tecnologias sociais, de produção e de gestão.


Focado na qualificação profissional e orientação técnica na implantação de novos negócios rurais e na consolidação dos já existentes – em especial nos municípios que sofrem com a seca e estiagens prolongadas, o “Sertão Empreendedor” surge como uma contribuição ao crescimento social e econômico e à melhoria da qualidade de vida dos empreendedores rurais.


Além disso, vai difundir atividades com potencial econômico como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, o turismo rural, a energia solar e a fabricação de produtos a partir da palma forrageira.


E está aí, talvez, o grande diferencial do programa.


Não será, apenas, mais uma ação emergencial nem meramente assistencialista.


Será uma iniciativa consistente de preparação para que a região Nordeste enfrente o inevitável: a certeza de que não há como livrar-se do fenômeno recorrente da seca.


Então, o foco, agora, é aprender a conviver com o problema e diminuir, ao máximo, através destas novas tecnologias e capacitação, os seus efeitos danosos.


Com orgulho, nós, do Sebrae, estaremos inseridos nesse processo, como parceiros nesta ação conjunta que agrega, também, a torcida de todos os brasileiros. Afinal, além da seca comprometer o crescimento regional e do País, como um todo, é responsável por jogar milhares de nordestinos na pobreza e na dependência de recursos que poderiam estar custeando um futuro melhor para todos nós.

* Alci Porto – Diretor técnico do Sebrae-CE

Artigo publicado no Diário do Nordeste e reproduzido neste site com autorização do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here