A Pastoral da Sobriedade, ação concreta da Igreja Católica na prevenção e recuperação da dependência química, realizará o primeiro encontro de formação para coordenadores e agentes da pastoral da sobriedade neste ano de 2015 na Diocese de Sobral. O encontro ocorrerá no próximo dia 11 de abril, a partir das 8h no auditório Dom Walfrido, ao lado da Cúria Diocesana daquela cidade.

 

O Coordenador da Pastoral da Sobriedade, da regional Nordeste I, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Ceará, Rogério Melo, considera o evento “um momento importante para que as demais paróquias e comunidades da diocese de Sobral possam se sensibilizar com o grande mal do século que é a droga e enviar pessoas comprometidas para se formar e se capacitar sobre o assunto para que possam futuramente abrir em suas paróquias e comunidades novos  grupos de atendimento dando aos dependentes químicos como seus familiares, conhecendo melhor a Pastoral da Sobriedade.


Segundo ele, é também uma oportunidade para “fortalecer e animar os sete grupos já existentes na Diocese que são eles: Paróquia São Sebastião , em Ipu; Paróquia São Francisco, em Cruz; Paróquia Senhora Santana, em Varjota; Paróquia Santa Quitéria, em Santa Quitéria; Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Jaibaras; Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alcântaras; Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Morrinhos.”


A Pastoral da Sobriedade desenvolve uma ação conjunta que “busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão”, acrescenta. O trabalho da Pastoral vai desde campanhas de prevenção em escolas a grupos de autoajuda para quem já está envolvido com a dependência química.


Rogério Melo apresenta dados dando conta de que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos. Diante desse problema social, a Pastoral da Sobriedade “capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade”.

 

Mais informações: Rogério Melo, Coordenador da Pastoral da Sobriedade/RE.NE I da CNBB –Ceará – fones: 88  8812 6264 /  85 8687 9628)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here