Em alusão aos 10 anos da Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceara, será promovido um encontro com as famílias afetadas pela dependência química. A pastoral, em parceria com a comunidade católica Boa Nova, vai realizar o encontro, entre os dias 29 e 30 de agosto, no Centro Juvenil Padre Francisco, localizado ao lado do Colégio Salesiano, em Juazeiro do Norte. Na ocasião, serão ministradas palestras de profissionais especializados na problemática das drogas e suas seqüelas, além de apoio emocional, pregações, testemunhos e uma missa. A entrada é gratuita.


“A família é um conjunto de pessoas que se encontram ligadas por laços afetivos, e têm objetivos em comum, e um funcionamento específico. No caso desse funcionamento ser alterado, como quando um dos membros está internado, é natural que surjam dúvidas e insegurança em todo e qualquer membro da família. É um momento de tomada de decisões que podem ser fáceis ou não, há que adaptar uma postura diferente para que o problema seja solucionado, neste caso, para que a pessoa internada atinja o estado de saúde ou, no caso de não se encontrar doente, que possa retornar a casa”, explica Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade no Ceará.

Atuação

Segundo Rogério Melo, a ação da Igreja Católica já atendeu cerca de 120 mil adictos e seus familiares, nos 65 grupos de autoajuda existentes no Estado. Para ele, o apoio familiar é fundamental, principalmente, durante o tratamento. “Vários são os sentimentos que ela pode apresentar diante dessa situação, tais como culpa preconceito e incapacidade. Além do preconceito que os portadores de transtornos mentais e dependentes químicos sofrem da sociedade, eles também são submetidos aos da família, que se sente envergonhada pela sociedade pelo simples fato de não terem conseguido formar um indivíduo “saudável” e preparado para cumprir com suas obrigações sociais. Não é possível julgá-las, pois também são vítimas da sociedade assim como o doente, mas é possível reconhecer a importância dela na vida de qualquer ser humano”, reflete Melo.


Como os familiares são essenciais no processo de tratamento, aponta Melo, elas precisam ser orientadas para saber como lidar com as situações estressantes, evitando comentários críticos ao paciente ou se tornando exageradamente super protetores, dois fatores que reconhecidamente provocam recaídas. “Torna-se muito importante que os familiares dosem o grau de exigências em relação ao paciente, exigindo assim mais do que ele pode realizar em dado momento, porém, sem deixá-lo abandonado, ou sem participação na vida familiar. Conhecendo melhor a doença e tendo um diagnóstico claro, a família passa a ser um aliado eficiente”, afirma o coordenador.

Serviço

2º Encontro para as famílias – Crê no senhor Jesus e serás salto tu e tua família

Local: Centro Juvenil Padre Francisco

Data: 29 e 30 de agosto.

Horário: Dia 29 – a partir das 14 horas; Dia 30 – 8 às 17 horas

Informações: (88) 9.8868-9102 / 9.8812-6264

Entrada gratuita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here