Serão 10 dias de apresentações virtuais e presenciais em Fortaleza, Juazeiro

do Norte e Crato

Durante o mês de novembro, o Sesc Ceará realiza mais uma edição do Palco Giratório, festival itinerante de artes cênicas, realizado pela Instituição há 24 anos. Nesta temporada, ele acontece em parceria com a rede de Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) da Prefeitura de Fortaleza. Serão 10 dias de espetáculos gratuitos e abertos ao público, entre 03 a 28 de novembro, com apresentações virtuais e presenciais na Capital, Juazeiro do Norte e Crato.

De acordo com o Supervisor de Culturas do Sesc Fortaleza e Curador do Palco Giratório, Carlos Magno Rodrigues, após dois anos longe da plateia, devido à pandemia, o Palco Giratório volta ao formato presencial com espetáculos locais, levando apresentações em palcos e nas ruas. “Por ser um projeto que democratiza a cultura e que contribui para a formação de público, é muito satisfatório que ele retome suas apresentações presenciais e fique mais próximo das pessoas. Nessa retomada buscamos levar os trabalhos para as regiões decentralizadas, é um retorno feliz não só para a gente, mas também para os artistas”, pontuou.

Em Fortaleza, as apresentações presenciais acontecerão nos Cucas Pici, Jangurussu, Mondubim, Barra e no Residencial José Euclides. No Crato, os espetáculos serão realizados no Sesc e nas ruas da cidade. Em Juazeiro do Norte, o Palco Giratório acontecerá na unidade Sesc. Já a programação virtual poderá ser acompanhada no Instagram @sescce, @sescbrasil e redes sociais dos grupos participantes no formato online.

O grupo que representa o Ceará no Circuito Nacional apresentará o espetáculo Metrópole Online, da Inquieta Cia, encenado pelos atores Silvero Pereira e Gyl Giffony, nos dias 15 a 20, às 20h, no formato virtual. Ele será transmitido pelo Instagram @sescbrasil.

No Cuca Pici, a Cia. Circo Lúdico Experimental (CLE) apresenta no dia 04, a partir das 15h, O Conto da Mulher Água, que leva ao público uma acrobacia cênica contando a história de uma mulher que desapareceu, foi vista na beira do mangue dois anos depois, virou totem quando a maré baixou, se desfez e refez em muitas mulheres.

Dia 11, a partir das 19h, no Sesc Crato, terá a apresentação de Eu-Tu, um espetáculo de Teatro/Dança que traz um olhar para o homem/mulher na contemporaneidade. Entre memórias reais e fictícias é contada a vida do ator/bailarino que está em cena, mas que poderia ser a vida da avó Bastiana, do açougueiro da esquina, do espectador na primeira cadeira… trazendo a poesia do gesto que fala por um corpo pensante e desconstruído, questionando a política, a sexualidade e os meios que justificam os recomeços.

Na unidade do Sesc em Juazeiro do Norte, o espetáculo MariAna, da dupla de palhaças Maria e Ana, mãe e filha, acontece dia 24, a partir das 10h. O espetáculo é cíclico e completamente adaptado ao improviso, podendo utilizar bonecos, canções, contações de histórias, dança e tantas outras linguagens que essa dupla já reuniu em oito anos de parceria, ou seja, desde que a Ana nasceu. Elas estão juntas desde sempre, e as vezes nem dá para perceber quando é ficção ou realidade, e essa é também a brincadeira desse espetáculo.

Sobre o palco Giratório

O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O Circuito já levou mais de nove mil apresentações em todo o País, muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras.

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

Serviço
Circuito Sesc Palco Giratório

Data: 03 a 28 de novembro
Mais informações: www.sesc-ce.com.br

Acesso gratuito

Programação

04/11

Espetáculo: O Conto da Mulher Água, com a Cia CLE (Circo Lúdico Experimental)

Horário: 15h

Local: Cuca Pici

05/11

Espetáculo: Ainda Vivas, com Grupo Nóis de Teatro

Horário: 18h

Local: Residencial José Euclides, rua B, praça da quadra 10

11/11

Espetáculo: Eu – Tu, com Alysson Amâncio e Marx Yure

Horário: 19h

Local: Sesc Crato

12/11

Espetáculo: Ubuntu 2020, com Grupo Nós de Dança

Horário: 19h

Exibição: Youtube Grupo Nós de Dança

14/11

Live: Ativação do Espetáculo Metrópole Online – Inquieta Cia. – CE

Horário: 16h

Exibição: Youtube Sesc Brasil

15/11 a 20/11

Espetáculo: Metrópole Online – Inquieta Cia. – CE

Horário: 20h

Exibição: Instagram @sescbrasil

17/11

Espetáculo: Pensamento Giratório, com Mayara Ferrão/BA

Horário: 19h

Exibição: Instagram @sescce

18/11

Espetáculo: Diva, com Grupo Desequilibradoz

Horário:15h

Local: Cuca Barra

19/11

Espetáculo: Olha o olho dos meninos, com Grupo Bricoleiros

Horário: 16h

Local: Cuca Jangurussu

Espetáculo: Ané das Pedras, com Coletiva Flecha Lançada

Horário: 17h

Local: Ruas do Crato

24/11

Espetáculo: MariAna, com Carroça de Mamulengos

Horário: 10h

Local: Sesc Juazeiro do Norte

Espetáculo: Pensamento Giratório, com Eranos Círculo De Arte/SC

Horário: 19h

Local: Instagram Sesc Ceará

26/11

Espetáculo: Amor Interior, com Gabi Gomes

Horário: 09h

Exibição: Link no Instagram @amordegabi

Espetáculo: Gente de Lá, com Well Gadelha

Horário: 16h

Local: Cuca Mondubim

28/11

Espetáculo: Pensamento Giratório, com o Grupo Magiluth/PE     

Horário: 19h

Exibição: Instagram @sescce

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here