Desde há alguns anos famosos pesquisadores, de importantes organizações do mundo civilizado, estudam e desenvolvem projetos sobre os elementos fundamentais e determinantes de uma vida longa com qualidade. Tenho já citado vários desses estudos em artigos anteriores.


Temos procurado simplificar e detalhar, para os nossos leitores, uma maneira mais prática de gravá-los e usá-los com a freqüência necessária. Para isso, temos  denominado os mesmos de: Condicionantes. Durante esses passados anos, alguns indicadores ganharam mais relevo e importância pelos achados de pesquisas e prática efetiva. Assim sendo, creio que os selecionados por nós, também possam ser modificados e alterados com a passagem dos tempos.


Um leitor assíduo e amigo escreveu perguntando sobre quais são os condicionantes fundamentais, dos vários que temos destacado.


Amigo Ignácio, para nós, os Condicionantes Fundamentais, são: 1. ter uma alimentação saudável; 2. realizar atividade física constante; 3. manter um peso saudável; 4. planejar a vida do ano; 5. realizar medidas preventivas de saúde; 6. viver em um ambiente saudável; 7. evitar o estresse; 8. evitar o álcool; 9. não fumar e 10. não usar drogas que levem ao hábito.


Agora, os mais importantes pela nossa longevidade com qualidade (70% a 80%), são de nossa própria responsabilidade, e não é suficiente somente aceitar esta classificação, é necessária a sua utilização e mais, devemos também ensinar e agir para que a nossa família também pratique.


E, como na Promoção da Saúde, de uma maneira geral, o fundamental é a sua comunicação para a população. Que os nossos profissionais e especialistas nas diferentes áreas da saúde, comuniquem para os seus pacientes, amigos e familiares e que, também muito importante,  pratiquem esses conhecimentos tão necessários para nossa vida.


Felizmente, nos últimos anos, temos visto uma completa mudança de comportamento de muitas pessoas e uma divulgação muito maior desses conhecimentos em revistas, jornais, rádio, televisão e outros órgãos de comunicação. Como exemplo, os nossos Programas de Rádio: Novas Dimensões (Rádio AM do Povo), Novas Idades e Novas Dimensões (Rádio FM- Universitária), durante 15 anos, têm comunicado com destaque e ajuda dos seus componentes e muitos especialistas convidados, o valor desses Condicionantes. E que eles possam ser utilizados como verdadeiros responsáveis de uma vida longa com saúde e qualidade. Que possam até ser chamados de “Mandamentos”.


E, mais ainda, que os nossos leitores os aceitem e pratiquem, numa grande Campanha para a Vida Longa e Saudável, pois assim tem que ser, numa igualdade desejada para com as crianças, jovens e adultos, de uma maneira em geral. Que os nossos políticos e gestores, neste momento tão importante de nossa vida, também saibam disso, pratiquem e ajudem à população brasileira a viver mais, de uma maneira sadia com qualidade.


Não vai ser fácil, sabemos disso, mas podemos chegar lá.


Antero Coelho Neto é médico e professor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here