Um sonho que permeia o coração de toda humanidade, já o sentiu? Aquele que brota, como quando o Natal chega, e em seu íntimo pede e deseja, inocentemente, que a Humanidade não sofra mais, que os seres possam ser livres, e a escravidão não seja mais conhecida.


Aquele sonho de termos uma vida plena, sem tanta correria, onde possamos criar nossos filhos com presença e o sol diário seja absorvido e sentido por nossos olhos que vislumbram a vida e simplesmente são felizes. Um sonho uno que chamamos de Nación Pachamama e que somente poderá plasmado com todas las manos todas (como canta Mercedes Sosa).


Pachamama é como chamam os milhares de campesinos e povos originários da latino América, a Terra, sentindo-a e reconhecendo-a como uma grande mãe, que nos dá a vida e nos cuida.


Voltar a sentir o mistério da vida é voltar a se encontrar num estado de euforia e liberdade, ou seja, é voltar a sonhar juntos pela liberação da Vida, por isso, desde 2012, em todo mês de junho, na cidade de Beberibe/CE nos encontramos para celebrar as relações e a compartilhar uma Utopia.


É um instante onde descobrimos corações sedentos de mudança e ação e, por três dias, compartilhamos experiências, aprendizados e a conexão com o espírito da vida.


No primeiro encontro de la Nación Pachamama (ocorrido em 2012) demos nascimento a essa utopia e tivemos a presença de muitos corações vindos desde a Cordilheira dos Andes, Brasil, Europa e Índia.


E, tecendo essas relações, já em 2013, juntamo-nos para costurar, nutrir, semear e liberar a utopia, e, como mãos que tecem, costuramos, como uma linda mandala não visível a olhos racionais, um manto diverso e falas que agregaram os hermanos de África, Brasil e Peru.


Agora, com todas las manos todas, criaremos mais um instante de epifania grupal e, a beira do oceano, compartilharemos experiências vividas nesses últimos dois anos, aliando ação e coração, onde comunidades campesinas são florescidas em terras brasileiras e argentinas, assim como vivências e experiências ocorridas no continente latino americano, africano e asiático. Serão dias para criar a ânsia do serviço e de unir todas as mãos para plasmarmos esse lindo sonho grupal.


Afinal, um sonho só se plasmará assim: sonhando, praticando e agindo, e o fogo da liberação atingirá nossos corações e semeará a possibilidade de construirmos juntos uma Realidade onde a diversidade reine, que Pachamama seja cuidada e respeitada, e, além dos homens e mulheres, que a Vida se torne plena junto a todos os seres, pois somos partes de um lindo e imenso organismo chamado Terra e juntos, unindo mais e mais mãos, daremos uma resposta emocional aos matadores de lendas.


Convidamos todos a se unirem nesse intento e cultivar o amor como base de uma linda revolução. O encontro acontecerá em Beberibe/CE, nos dias 30 de maio a 1º de junho/2014.

Astreia Mendizabal, vice-presidente da ONG Pachamama – www.misticaandina.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here