O momento emergente que a humanidade está passando, em que os valores essenciais à vida estão adormecidos e os sentimentos estão totalmente voltados para o Ter e para a Competitividade, nos mostra que o papel da comunicação nas nossas vidas é fundamental.

Sentimos, vemos e acreditamos naquilo que está sendo mostrado através da mídia, notamos o grande poder que os veículos de comunicação exercem sobre a população em geral. É espantoso que mesmo os mais esclarecidos e conscientes também acabam entrando no rolo compressor, que encanta com seu anel magnético envolvente, e quando percebem estão vivenciando aquilo que não acreditam, aquilo que não atende mais às reais necessidades.

A violência, o consumismo exagerado, o desejo de consumo, os valores impostos à população estão sendo estimulados através dos nossos meios de comunicação.
É chegado o momento de usarmos esse instrumento tão valioso para o bem da humanidade e do planeta, levar para nosso povo informações educativas, contaminar a população com valores morais e éticos, trazer para o povo notícias de trabalhos bons que são realizados, descobertas importantes para o nosso presente e futuro, mostrar para nossas crianças e jovens que o mundo também é bom e belo, para que assim eles possam ter perspectivas e prazer em viver para contribuir com a evolução da humanidade.

Nós adultos somos responsáveis por todas as crianças do nosso planeta, independente de termos o mesmo sangue, somos exemplos para elas. Quais são os exemplos que nossas crianças e jovens estão tendo hoje? As notícias de violências, corrupções, fraudes, sequestros, assaltos estão no dia a dia nos lares dessas crianças, independente de classe social, assim como os programas e jogos que são também altamente violentos. Como poderemos ter um modelo de sociedade diferente da que estamos tendo? A população almoça vendo violência, vai dormir vendo violência, esse é o exemplo que estamos dando. Como podemos querer que nossos jovens tenham um comportamento saudável? Estão todos sendo alimentados somente por um modelo falido, desumano e cruel que nossa sociedade gerou.

A paz começa dentro de cada um de nós”, como já dizia Gandhi, no momento que pararmos de olhar somente para o nosso umbigo e sentirmos o nosso coração, assim perceberemos que somos todos, de qualquer parte do planeta, uma grande família humana. A mídia tem o poder de levar a cultura de paz, solidariedade, compaixão, cooperação, enfim transformar o Ser, e consequentemente transformar esse momento caótico que estamos vivendo num mundo fraterno, digno para recebermos as futuras gerações com muito amor.

Fátima Limaverde
– Coordenadora Geral da Unipaz-Ce e Diretora da Escola Vila

unipaz.ce@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here