A crise faz bem ao planeta. Sim, é possível lançar um olhar otimista sobre os acontecimentos, por mais catastróficos que eles sejam pintados pela mídia.

Este ano, por exemplo, vai-se reduzir em 2% a emissão de CO² pelos aviões que cruzam o Atlântico. A pequena queda na movimentação de cargas e passageiros resulta do desaquecimento da atividade econômica mundial. Isto significa um pouquinho menos de agressão à camada de ozônio. E levíssima redução na incidência do câncer de pele.

Constatações como esta deveriam deflagrar reflexões e atitudes com relação ao sistema capitalista, que hoje manipula hegemônico os cordéis da economia. A lógica arrasadoramente dominante é a da ditadura do crescimento. Fazer a economia crescer de forma continuada traz, supostamente, garantia de riqueza e conforto para as populações. O que ninguém discute é se essa nova riqueza está sendo repartida, está minorando os desequilíbrios sociais e reduzindo descompassos interregionais.

Poucos se dão conta de que a cavalhada avança rumo ao abismo. O planeta não suporta os níveis de exploração a que está sendo submetido para atender às metas de crescimento impostas pelos governos e os grandes conglomerados econômicos. As reservas naturais (de óleo, de minerais, de água potável) vão esgotar-se muito cedo. A atmosfera vai-se tornar irrespirável. As mudanças climáticas vão aniquilar populações inteiras. E, abruptamente, a humanidade terá que recuar a um estilo de vida primitivo. Com o agravante de que haverá, então, bilhões de pessoas disputando a pouca área agricultável e os parcos recursos ainda disponíveis de caça e pesca.

Há que derrubar a tirania do PIB e inaugurar novos conceitos. Daqui para frente, importa crescer em termos de qualidade de vida. O que não será fácil, pois, enquanto o Capital estiver no poder, prevalecerá, como verdade incontestável, o postulado do lucro e do crescimento a todo custo.

* Artigo publicado em 1704.09 no jornal O Estado e reproduzido neste site com autorização do autor.

 

Italo Gurgel
Jornalista, Coordenador de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Ceará
italogurgel@yahoo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here