Em 2008, com o filme Bezerra de Menezes, o diário de um espírito (Dir. Glauber Filho/ Joe Pimentel), que fez mais de meio milhão de espectadores, o cinema brasileiro, descobriu um nova temática a ser explorada.


Embalado por esse sucesso, o filme Chico Xavier, marca outro momento importante, contabilizando um recorde. De acordo, com a Distribuidora Downtown, apenas nos três primeiros dias, o filme foi assistido por quase 600 mil pessoas. O recorde supera o filme, do mesmo diretor, Daniel Filho, com o Blockbuster Se eu fosse você.


Outro filme com esta temática é Nosso Lar, dirigido por Wagner Assis, e que é uma psicografia de Chico Xavier. O longa marca o início da adaptação de obra mediúnicas, e já existe um segundo filme a ser lançado: E a vida Continua (Dir. Paulo Figueiredo).


No mercado externo, há bastante tempo, essa temática desperta o interesse de produtores e diretores, como Ghost – Do Outro lado da Vida (Dir. Jarry Zucker, 1990), Amor Além da Vida (Dir. Vincent Ward, 1998), O Sexto Sentido (Dir. M. Night Shyamalan, 1999), Os Outros (Dir. Alejandro Almenájar, 2001), O Mistério da Libélula (Dir. Tom Shadyac, 2002), Vozes do Além (Dir. Geoffrey Sax, 2005) e tantos outros.


Esta temática vem ganhando cada vez mais espaço no cinema nacional. Como exemplo, filmes como Se eu fosse você (Dir. Daniel Filho, 2005), Fica comigo esta noite (Dir. João Falcão, 2006), Acredite, baixou um espírito em mim (Dir. Jorge Moreno, 2007) e Besouro (Dir. João Daniel Tikhomiroff, 2009) marcam o bom momento do cinema.


O conceito de cinema transcendental está sendo discutido nas universidades e espaços interessados. Tanto que acontece em Brasília, no mês de Março de 2011, o 1º Festival Nacional de Cinema Transcendental, com lançamento de longas, e exibição de curtas, com premiação.


O evento é uma iniciativa da Estação da Luz, uma O.N.G cearense, que organiza todos os anos a Mostra Nacional de Teatro Transcendental. Só este ano o evento, que é beneficente, arrecadou quatorze toneladas de alimentos não perecíveis, quatro mil trezentos e oitenta livros não didáticos e fez um público de trinta e dois mil pessoas.


Mais informações:http://www.estacaoluz.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here