O mês de abril de 2016 foi de grande satisfação para o Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor). Em comemoração ao Dia do Jornalista foi apresentado o novo Programa Matriarcal, que atende ao recomendado pelas Diretrizes do Ministério da Educação para a área específica. A proposta foi organizada sob supervisão da Vice- Reitoria de Ensino e Graduação VREGRAD, e do Núcleo Docente Estruturante, NDE, do Curso de Jornalismo.




O curso faz parte do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG). A nova matriz tem como responsabilidade acolher e preparar o aluno para os desafios do século XXI, possibilitando a união e o aprimoramento de múltiplos talentos, a formação de profissionais e cidadãos despertos e comprometidos com os desafios constantes da área da comunicação. O novo projeto pedagógico busca a adaptação as mudanças rápidas e necessárias tão comuns no mercado globalizado. Há também a preocupação em formar um profissional conhecedor de seu papel social.




A nomenclatura do profissional passa a ser Bacharel em Jornalismo e não mais diplomado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Com uma carga de 3.024 horas, das quais 216 serão destinadas para estágio. Foram anunciadas mudanças consideráveis que enfatizam a experimentação e instrumentalização prática, pesquisa jornalística, comunicação empreendedora e gestora, sem diminuir a fundamentação critica e humanística, característica relevante ao profissional de Comunicação.




De acordo com o coordenador do curso, professor Wagner Borges, o processo de concepção a nova matriz teve início em 2011. A busca pelo equilíbrio entre o sistema tradicional e o digital diante de um mercado cada dia mais competitivo e desafiador são aspectos fundamentais para traçar o perfil de um profissional “gestor”. “O jornalista precisa saber ser protagonista e também coadjuvante, estar além do produto convencional. O mercado exige profissionais extremamente capacitados, com visão ampla, atitude e proatividade”, afirma Wagner.


Com informações da jornalista Márcia Rios


Foto reprodução/internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here