“Os Miseráveis e o Humanismo de Victor Hugo” será o tema do próximo evento Domingos Filosóficos, promovido pela organização filosófica Nova Acrópol. O encontro é gratuito e acontece domingo (19), às 17h, na Livraria Cultura. A diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar, falará sobre a obra propondo uma reflexão sobre a verdadeira miséria humana. Ela conduzirá o tema a partir da vida do protagonistra do livro Jean Valjean, um condenado posto em liberdade que passa por diversas situações que muito dizem sobre a natureza humana.


“Os Miseráveis” é uma das principais obras do escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862. A história passa-se na França do século 19 entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.


Mais do que a oposição Monarquia x Burguesia ou apenas ‘lutas de classes’, um olhar mais atento pode trazer reflexões oportunas, pois Jean Valjean simboliza este homem ‘crucificado’ entre o mundo material e espiritual, como nós também o somos, e ele tem que fazer escolhas a vida toda.

Saiba mais

Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 58 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia Prática, adaptado para mais de 30 idiomas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.


O Domingos Filosóficos ocorre todo terceiro domingo do mês, a partir das 17h, na Livraria Cultura. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível. Mais informações no site www.acropole.org.br .

Serviço

Domingos Filosóficos

Data: 19 de abril de 2015

Local: Livraria Cultura, no Shopping Varanda Mall – Av. Dom Luís, 1010 – Meireles.

Horário: 17h

Vagas são limitadas. Para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

Informações e inscrições: 85 3257 2777, 8108 3463, 8838 3463, 8833 3217 ou no site: www.acropole.org.br e facebook.com/nafortaleza


Com informações da Nova Acrópole

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here