A partir de agosto, os cearenses e turistas terão uma nova opção de lazer aos domingos. O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (Sessi/CE), abrirá de 9 às 13 horas, com uma exposição sobre a história da indústria cearense e um passeio pelo prédio histórico onde está localizado o equipamento. A intenção é oferecer ao público uma nova opção de visitação em dias de lazer como o domingo.


Localizado em frente ao Passeio Público, o museu funcionará, a partir do dia 1°, de terça a sexta-feira, de 9 às 18 horas; aos sábados, de 9 às 17 horas; e aos domingos, de 9 às 13 horas.

Acesso gratuito

O público terá acesso gratuito à exposição História da Industrialização do Ceará, um convite a fazer uma viagem no tempo e conhecer a história da industrialização cearense, que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. No seleto acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. Também foram doados pelas indústrias cearenses, para a exposição, móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica, como: uma impressora Linotipo e um armário guarda tipos.


A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.

Valorização

O Museu da Indústria integra o projeto Viva o Centro Fortaleza (www.facebook.com/vivacentrofortaleza), que uma vez por mês realiza programação variada em diversos equipamentos culturais com o objetivo de promover a valorização do Centro sob o aspecto cultural, proporcionando uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados.

História

Imperioso desde sua construção, o edifício que sedia o Museu da Indústria foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então.


Com o passar dos anos, o histórico do prédio trouxe outros usos, funcionando como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

Em tempo

No Centro, além do Museu da Indústria, o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar e o Passeio Público oferecem programação aos domingos.


O equipamento está no trajeto da ciclofaixa de lazer de Fortaleza, realizada aos domingos, de 7 às 13 horas, e tem como um dos pontos de concentração o Passeio Público. Na área, há possibilidade de alugar bicicletas ou utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas. Uma das estações está localizada na Rua Floriano Peixoto, ao lado do Museu da Indústria.

Serviço

Museu da Indústria

Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – em frente ao Passeio Público

Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, de 9 às 18 horas; Sábados, de 9 às 17 horas e domingos, de 9 às 13 horas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here